Curitiba amanheceu com temperatura mínima de 0,7º C nesta terça-feira (29), com sensação térmica de -3ºC, segundo o Simepar. Foi o recorde de temperatura mais baixa do ano até agora. O último recorde de temperatura mais baixa em Curitiba tinha sido em 25 de maio, quando a cidade registrou mínima de 3,8ºC.
Cadastre-se e receba as principais notícias do PR pelo celular
A razão para o frio intenso no Paraná é uma forte massa de ar polar que se desloca pelo Sul do Brasil ao longo desta terça-feira, provocando um declínio muito acentuado das temperaturas em todas as regiões do Paraná. Segundo o Simepar, existe previsão de temperaturas negativas nas regiões Oeste, Sudoeste Sul, Centro e sul dos Campos Gerais com ocorrência de geadas moderadas a fortes na quarta e na quinta-feira.
Na região metropolitana de Curitiba, apesar de temperaturas mínimas muito próximas de zero, a umidade elevada devido à passagem da frente impede a formação do fenômeno.
“A nebulosidade com alguma chuva que ainda havia em parte do leste do estado, próximo da divisa com São Paulo, diminuiu sensivelmente, devido à incursão do ar mais frio e seco”, disse o meteorologista Fernando Mendes.
Apenas o Litoral e parte da região Norte escaparam da geada nesta terça-feira. Em Palmas, por exemplo, a mínima chegou a -3,8ºC e em General Carneiro -3ºC.
Frio e geada seguem nesta quarta-feira
Segundo o Simepar o frio se mantém rigoroso na quarta-feira (30), com temperaturas muito baixas em praticamente todo o Paraná. Madrugada muito gelada, com tendência de valores negativos de temperatura e geadas fortes em muitos municípios da metade sul do Estado. Até mesmo na faixa norte pode haver geada no amanhecer. Não há previsão de chuva.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast