A prefeitura de Curitiba decidiu fazer uma vistoria extra em todos os ônibus articulados e biarticulados após um dos veículos da frota circular com a parte articulada - a sanfona - rachada ao meio, formando um vão no veículo. Na última terça-feira (24), uma passageira filmou um ônibus articulado da linha Pinheirinho/Carlos Gomes circulando com um vão na divisória do veículo. O flagrante aconteceu por volta das 6h, quando o ônibus circulava próximo à Linha Verde.
A vistoria, feita por técnicos da Urbs, empresa que gerencia o transporte público de Curitiba, começou quarta-feira (25) , com 14 ônibus da Sorriso, empresa proprietária do veículo que teve o rompimento da dobradiça da tampa do assoalho terça-feira. Serão inspecionados os ônibus de todas as cinco empresas que atendem a Rede Integrada de Transporte (RIT) a partir da semana que vem.
- Leia também - Passageira é atendida por ambulância após arrastão em ônibus em Curitiba
Segundo a prefeitura, a vistoria dos ônibus está em dia. Mas, após o problema no Ligeirão, a Urbs decidiu fazer a inspeção extra nas dobradiças dos assoalhos dos ônibus.
- Veja mais - Surdo-mudo que pedia dinheiro “volta a falar” durante abordagem policial
“O ônibus que apresentou avaria não teve dano estrutural que pudesse parti-lo ao meio nem que pusesse em risco os passageiros. O problema foi em uma dobradiça da tampa do assoalho”, afirma o prefeito Rafael Greca, em nota da prefeitura.
De acordo com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o ônibus que circulou danificado terça-feira está na metade da vida útil, que é de dez anos. “Como tivemos esse caso, reforçamos a inspeção com foco nas dobradiças das tampas do assoalho”, afirma.
A perícia feita no ônibus, que foi recolhido assim que o motorista foi avisado do problema, aponta que havia ferrugem na peça que quebrou. “Isso pode ter relação com qualidade da água usada na limpeza dos veículos. Tudo será avaliado para garantir a segurança dos usuários”, reforça Maia Neto.
Ônibus novos
Quarta-feira (25), a prefeitura anunciou que 14 ônibus novos passarão a circular em agosto, oito deles são articulados. Em março, 25 biarticulados passaram a rodar na nova linha Ligeirão Norte/Sul. A previsão da Urbs é de que até o fim do ano sejam entregues 150 ônibus novos. Até 2020, último ano do mandato de Greca, a promessa é de que 450 ônibus novos sejam entregues aos passageiros.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares