Os funcionários dos Correios entraram em greve na noite desta terça-feira (19). A decisão foi tomada pela categoria em assembleia, que determinou paralisação sem data para terminar. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR), a adesão deve afetar serviços prestados, mas, no início da tarde desta quarta, a empresa afirmou que, até então, a mobilização não prejudicava os atendimentos.
De acordo com o secretário-geral do Sintcom-PR, Marcos Rogério Inocêncio, nenhuma agência fechou nesta quarta, mas as unidades operam com mais lentidão. Ainda assim, o secretário-geral garante que serviços essenciais, como a entrega de correspondências e encomendas, até os serviços prestados pelas agências, como o Banco Postal, serão prejudicados.
O cronograma e as ações do movimento paradista devem ser anunciados ainda nesta quarta, mas a expectativa é de cerca de 1,3 mil funcionários da empresa em todo o Paraná devam cruzar os braços neste primeiro momento.
A direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a direção da Fentect chegaram a abrir negociação na tentativa de evitar a paralisação, mas, após três reuniões, os representantes dos trabalhadores saíram insatisfeitos com os termos das conversas e agora optam pela greve. A categoria pede 8% de reposição salarial e ainda se manifestam contra algumas ações, como a ameaça de demissão motivada, privatização, fechamento de agências, suspensão de férias e horas-extras, reformas trabalhista e previdenciária, entre outros assuntos.
Correios garantem atendimento normal
Em nota enviada no início da tarde desta quarta, os Correios afirmaram que paralisação, parcial, não afeta os serviços de atendimento.
Onde há desfalque de funcionários por causa da greve, “a empresa já colocou em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população”, informou.
A empresa acrescentou que, por enquanto, o movimento está concentrado na área de distribuição. “Levantamento parcial realizado na manhã de hoje [quarta] mostra que 93,17% do efetivo total dos Correios no Brasil está presente e trabalhando - o que corresponde a 101.161 empregados”, diz a nota.
No Paraná, 90,89% do efetivo está presente e trabalhando - o que corresponde a 5.389 empregados.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião