Uma denúncia de que pelo menos 16 gatos foram mortos por envenenamento, nos últimos 30 dias, na região da Vila Americana, no Sítio Cercado, em Curitiba, chegou à Delegacia do Meio Ambiente. Preocupados, os moradores da vizinhança chegaram a pregar cartazes de alerta sobre as ocorrências, pedindo que as pessoas cuidem dos seus gatos e denunciem qualquer atitude suspeita. Algumas pessoas chegaram a ter dois dos seus bichanos mortos.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
As autoridades pedem que a população entre em contato por meio do Disque Denúncia, cujo telefone é o 181 ou ainda da Central 156, da prefeitura de Curitiba. O delegado Matheus Laiola, que investiga caso, afirma que a Polícia Civil já tem uma linha de investigação, mas não divulga detalhes para não atrapalhar as averiguações.
Uma caminhada foi organizada no último domingo (26) e na manhã desta terça-feira (28) em lgumas ruas da redondeza, para chamar a atenção das pessoas. Apesar da percepção de que a população aderiu à campanha, um comerciante da região informou que há algumas pessoas que arrancam os cartazes dos postes. Mas, segundo ele, nada que atrapalhe a boa ação.
O delegado ressalta que o envenenamento dos animais é crime ambiental. Quem cometer esse tipo de crime pode cumprir pena de até um ano, além de ser obrigado a pagar uma multa.