A Guarda Municipal de Curitiba recebeu esta semana dez novas viaturas, todas caminhonetes, para integrar as ações de policiamento de proximidade, aumentando a presença dos guardas em espaços públicos. Iniciado em 2018, o policiamento de proximidade inclui a instalação de módulos 24 horas em espaços públicos como a Rua XV de Novembro, o Passeio Público e as praças Tiradentes, Osório e João Cândido, além de rondas e ações como o reforço do efetivo nos parques mais visitados durante o verão.
Veja também: Dono de mercado é preso com 18 toneladas de produtos vencidos em Curitiba
Os carros serão divididos entre os dez núcleos regionais da Defesa Social, responsáveis pelo desenvolvimento das ações preventivas e ostensivas. “Cada caminhonete vai atender uma regional diferente porque a ideia é justamente a de fortalecer a segurança em todos os bairros da cidade”, afirmou o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
Além das viaturas, cada núcleo regional foi equipado com quatro kits antitumulto, compostos por escudos, capacetes, bastões, caneleiras e espingardas calibre 12. Todos os equipamentos foram obtidos com recursos devolvidos pela Câmara Municipal de Curitiba para o município. Ao todo, o investimento foi de R$ 1,8 milhão.
Novos módulos
Além das viaturas, oito novos módulos móveis estão sendo adquiridos para reforçar a presença dos guardas em ruas e praças da capital. A licitação foi feita no ano passado e previsão é de que eles sejam entregues em até 45 dias.
Veja também: Fãs do caminhão de lixo, meninos convidam coletores para festa de aniversário
“Os módulos móveis dão uma visibilidade para a guarda e ajudam muito a população, enquanto as viaturas vão ajudar muito na segurança com das rondas, tanto diurnas quanto noturnas. É uma forma de os moradores enxergarem a Guarda como um braço amigo, conversar, informar. Ninguém melhor que a população para saber dos problemas”, disse Rangel.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião