Criminosos virtuais estão aproveitando a greve dos caminhoneiros e a falta de combustíveis nos postos para aplicar mais um golpe. Por meio do WhatsApp, eles criaram um falso comunicado da BR Petrobrás com um link que supostamente levaria a uma lista de postos em que já há combustíveis. No entanto, ao clicar no endereço, a pessoa acaba baixando aplicativos maliciosos que podem danificar o celular e roubar informações confidenciais.
O golpe utiliza o mesmo modelo usado em outras oportunidades. “O criminoso ganha de muitas formas: pelos milhares de pageviews no site cheio de propagandas, pela instalação de aplicativos sugeridos pela página, num esquema de pay-per-install ou até mesmo com a instalação de apps maliciosos, como já vimos anteriormente”, disse Fábio Assolini, analista da Kaspersky Lab, ao site Infomoney.
- Tempo real - siga as notícias desta terça de desabastecimento em Curitiba
A estimativa da empresa de segurança é que cerca de 60 mil usuários tenham caído no golpe, segundo dados do site TechTudo. E o problema não está somente no ataque em si, mas na rapidez com que o link malicioso se espalha. Como ele se passa como um comunicado oficial, muita gente compartilha o golpe em grupos de amigos na tentativa de ajudar quem ainda está tentando abastecer. Com isso, o número de possíveis vítimas cresce exponencialmente.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Deixe sua opinião