Um novo golpe está usando o nome da Receita Federal para enganar e extrair dados usuários. Um falso e-mail está circulando com identificação da Receita, pedindo cópias coloridas de documentos de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de residência e cartão bancário. A alegação é que, caso o destinatário não responda a mensagem, pode ter o CPF suspenso.
De acordo com a Receita Federal, a instituição não envia comunicações eletrônicas a qualquer cidadão para comunicar “divergências nos seus dados cadastrais, tampouco para solicitar documentos pessoais”.
Segundo o órgão, email desse tipo podem carregar vírus ou outro tipo de arquivo ou programa malicioso, que pode ser usado para roubar dados pessoais dos usuários. Com essas informações em mãos, os criminosos podem usar cometer fraudes sob o nome das vítimas.
Quem quiser conferir a situação de seu cadastro no CPF pode acessar o site da Receita. Em casos que o documento esteja suspenso, o cidadão deve solicitar a regularização pela internet ou procurar os Correios ou o Banco do Brasil.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares