O Zapata Mexican Bar, conhecido restaurante que fica no Centro Cívico, foi acusado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), de jogar seu esgoto em um dos rios mais conhecidos e problemáticos de Curitiba: o Rio Belém. A afirmação foi feita por Greca durante a sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (20), quando prestava contas de seu primeiro ano de mandato em Curitiba. A empresa contestou a fala do prefeito. Em resposta, o restaurante afirmou que a rede de esgoto utilizada pertence ao Condomínio Shopping do Bosque e que Greca não deveria ter citado o nome do restaurante na Câmara.
No discurso desta manhã, o prefeito caracterizou a situação como um escândalo e afirmou que lutará contra posturas semelhantes com o objetivo de salvar o Rio Belém. “É nosso interesse trabalhar na drenagem contínua e despoluir o rio”. Por isso, ele citou o caso da empresa e adiantou sua postura a respeito. “Ouvi essa semana que o Bar Zapata [na verdade, o Zapata Mexican Bar], perto do Bosque do Papa, lança seu esgoto no rio. Determinei imediata providência”, disse.
O empresário Márcio Brasil, proprietário do estabelecimento citado por Greca, afirmou por meio da assessoria de imprensa que seu restaurante atua há 11 anos na Rua José Sabóia Cortês e, em todo esse tempo, não recebeu nenhuma notificação da prefeitura ou da Sanepar a respeito de irregularidades na rede de esgoto.
Além disso, Brasil disse que não possui uma rede independente, utilizando a do Condomínio Shopping do Bosque, onde seu estabelecimento está localizado. “O restaurante é apenas um dos diversos condôminos do local, e não deveria ter sido citado”, informou a assessoria.
A reportagem não conseguiu contato com o representante do condomínio até o fechamento da matéria.
Reunião
Ainda segundo o restaurante, a informação a respeito de uma possível irregularidade chegou aos responsáveis somente na manhã desta terça-feira (19) durante uma reunião na Secretaria de Urbanismo. Logo após o encontro, a empresa afirma que o condomínio teria solicitado à Sanepar um laudo para descobrir o problema e aguardará dez dias para a entrega.
De acordo com a Secretaria de Urbanismo (SMU), a reunião aconteceu, mas a pauta não era relacionada ao rio, pois essa atribuição é da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA). Já a pasta do Meio Ambiente afirmou que não tem informações a respeito do caso envolvendo o Zapata Mexican bar, mas que existe uma vistoria programada para a região do Bosque do Papa. Essa vistoria deve acontecer nos próximos dias.
Limpeza do Rio Belém
No início deste ano, a prefeitura anunciou a preparação de um plano para despoluir o Rio Belém e trazer vida ao rio curitibano. O projeto-piloto é da Agência Nacional das Águas (ANA) em parceria do governo do Paraná e da prefeitura de Curitiba, e é considerado o primeiro passo de uma iniciativa maior, que almeja revitalizar toda a Bacia do Iguaçu. As ações do plano devem começar em 2018.
Além de integrar esse projeto, ações pontuais continuam acontecendo no local como o mutirão de limpeza realizado na última semana, quando equipes da prefeitura realizaram serviços de limpeza e drenagem no local.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas