O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), afirmou, em entrevista à rede de televisão CNN neste domingo (28), que irá “reabrir” a cidade no próximo dia 6 de abril. “Não me senti confortável em flexibilizar a abertura da cidade para as festas da Páscoa, por isso prorroguei a bandeira vermelha até depois do feriado (...). No dia seguinte da Páscoa [que será celebrada no próximo domingo, dia 5 de abril] eu vou abrir a cidade”, disse.
Curitiba está em bandeira vermelha, com regras mais rígidas de restrição de circulação de pessoas e funcionamento de atividades e serviços, desde o dia 13 de março. Na última sexta-feira (26), a cidade renovou o decreto de bandeira vermelha, mas flexibilizou o funcionamento de algumas atividades, como o delivery de comércio não essencial e o uso de parques públicos.
De acordo com o prefeito, o afrouxamento das regras leva em conta o índice de transmissibilidade da doença. “A nossa taxa ‘R’, de retransmissão, hoje está em 0.89 [significa que cem pessoas podem infectar 89 outras pessoas] e até a Páscoa estará menor ainda”, disse. Antes da adoção da bandeira, informações da prefeitura apontavam um índice “R” em 1.41 (100 pessoas infectavam 141 outras).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião