Até terça-feira (15), menos da metade do público alvo da vacinação contra a gripe havia sido imunizado em Curitiba. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 252 mil doses foram aplicadas, imunizando 47% do público-alvo da campanha nacional em Curitiba, que inclui idosos, crianças de 6 meses a 6 anos, doentes crônicos, puérperas (mães que deram a luz há 45 dias), professores e profissionais de saúde.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
Iniciada dia 10 de abril, a campanha de vacinação vai até 31 de maio. A vacina é oferecida gratuitamente a este público nas 110 unidades de saúde do município.
O público menos imunizado até aqui na capital é o de crianças, com 40% do público vacinado. Na sequência, os doentes crônicos são os menos vacinados, com apenas 29% da cobertura alcançada. Já o grupo que alcançou o maior volume de imunização é das mães que pariram há 45 dias: 96% no total.
A baixa vacinação entre crianças e doentes crônicos públicos é motivo de preocupação, segundo o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.
“É preciso que doentes crônicos e crianças sejam imunizados. A vacina é segura e está disponível gratuitamente nas unidades de saúde, não tem por que não fazer”, enfatiza Oliveira.
Segundo Oliveira, as complicações relacionadas a gripe podem gerar, inclusive, aumento na procura pelos pronto-atendimentos da cidade. “Os pais e responsáveis podem evitar isso levando os filhos para se vacinarem”, ressalta.
Idosos
Depois das puérperas, os idosos são os que mais se vacinaram, com cobertura de 68% já alcançada. 56% dos professores foram vacinados e 48% das gestantes.
A cobertura entre os profissionais da saúde também é baixa, com apenas 19%. Mas neste caso há uma explicação. “Os profissionais de saúde costumam fazer a vacina no próprio local de trabalho, então há um pequeno atraso na atualização do nosso sistema”, explica Oliveira.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo