Pais ou responsáveis por crianças com menos de cinco anos devem ficar atentos: esta é a última semana para vacinar os pequenos contra a gripe, dentro da campanha nacional de vacinação, que termina na sexta-feira (9). Em Curitiba, este público é o único que ainda não alcançou a meta de 90% de imunização estipulada pelo Ministério da Saúde. Com 60,1% de adesão, a Secretaria Municipal de Saúde ainda precisa vacinar mais 40 mil crianças até o término da campanha.
Na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou que a vacinação seria estendida nesta semana para toda a população, caso os estados aderissem à proposta. O Paraná decidiu manter a dose apenas para os grupos priorizados anteriormente. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde (SESA), o objetivo disso é atingir as metas de vacinação dos grupos prioritários. Se isso acontecer durante a semana, a possibilidade de liberação da vacina para o restante da população poderá ser avaliada.
VÍDEO: entenda como funciona a campanha de vacinação contra a gripe
Além das crianças de até cinco anos, também foram definidos como público-alvo os idosos e as mães no pós-parto. Essas duas últimas parcelas da população ultrapassaram a meta nacional de vacinação, e tiveram mais de 90% de pessoas vacinadas em Curitiba. Em todos os grupos, o que inclui ainda portadores de doenças crônicas (mediante prescrição médica), profissionais da área de saúde, professores em atividade e população indígena e carcerária, 388.998 pessoas receberam a imunização na capital paranaense neste ano.
Quem se enquadra nos critérios e ainda não recebeu a dose pode procurar qualquer posto de saúde da capital, das 7h às 19 horas, exceto a Unidade Básica de Saúde (UBS) Medianeira, no bairro Boa Vista. A unidade segue fechada há um mês, desde que problemas com a aplicação da vacina contra gripe foram registrados.
Veja como funciona a campanha de vacinação contra a gripe
Colaborou: Cecília Tümler
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast