Após a vacinação de idosos em asilos e acamados, Curitiba começa nesta quarta-feira (10) a imunização de pessoas acima de 60 anos na complementação da primeira das cinco fases da campanha nacional de vacinação da Covid-19.
VEJA TAMBÉM - Curitiba terá 5 fases de vacinação da Covid: veja em qual você será vacinado
O primeiro grupo a ser vacinado será de pessoas acima de 90 anos. Conforme o Ministério da Saúde enviar mais doses, a Secretaria Municipal de Saúde começará a aplicar a vacina a outras faixas etárias de idosos. Confira abaixo um guia da vacinação em Curitiba do público acima dos 90 anos.
1 - Qual é a ordem de vacinação dos idosos acima de 90 anos?
- 95 anos ou mais: quarta-feira, 10 de fevereiro.
- 93 anos ou mais: quinta-feira, 11 de fevereiro.
- 90 anos ou mais: sexta-feira, 12 de fevereiro.
2 - Quais locais e horários de vacinação dos idosos acima de 90 anos?
A vacinação será em pontos fixos e no sistema drive trhu, em que a pessoa não precisa descer do carro para tomar a vacina. O horário de vacinação nos locais fixos será das 8h às 17h. Já nos pontos drive thru será das 9h às 16h. Confira os locais abaixo:
Locais fixos de vacinação – 8h às 17h:
1 - Pavilhão no Parque Barigui
2 - US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 - Sítio Cercado
3 - US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches
4 - US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 - Alto Boqueirão
5 - US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 - Cajuru
6 - US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 - Praça Ouvidor Pardinho
7- US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo
8 - US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade
9 - Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira
10 - Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
11- Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1700
Drive thru – 9h às 16h
1 - Pavilhão do Parque Barigui
2 - Estacionamento Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão
3 - Idosos acima de 90 anos precisam agendar a vacinação?
Não. A aplicação será feita na ordem de chegada conforme as datas por faixa etária. Entretanto, a prefeitura pede para que as datas por idades sejam respeitadas para evitar filas.
4 - Se perder a data, o idoso pode se vacinar outro dia?
Sim. A prefeitura, no entanto, pede encarecidamente que a população siga as datas conforme a faixa etária para não atrapalhar o cronograma e evitar aglomerações.
5 - O idoso precisa ser cadastrado no aplicativo Saúde Já para se vacinar?
Não. Mas a prefeitura pede para que o cadastro no aplicativo seja feito para agilizar a vacinação. Caso o idoso não tenha habilidade com ferramentas digitais, o registro no Saúde Já pode ser feito por um parente ou mesmo o cuidador do idoso. O cadastro é simples e pode ser feito pelo site www.saudejacuritiba.pr.gov.br ou pelo celular, nesse caso é preciso baixar o aplicativo, disponível nas versões Andróid e iOS.
Com o cadastro no aplicativo, a imunização é mais rápida, bastando a identificação para que a dose seja aplicada. Já se o idoso não estiver registrado no aplicativo, é preciso consultar o cadastro de vacinação da pessoa, o que leva tempo. Se a pessoa não tiver registro, vai precisar ser cadastrada, o que aumenta ainda mais a espera.
6 - E se o idoso tiver problema no momento de baixar o aplicativo Saúde Já?
Neste caso, o idoso ou quem o acompanha pode ligar para a Central Covid-19 da prefeitura no telefone (41) 3350-900 e solicitar ajuda.
7 - Que documento é preciso levar para ser vacinado?
O idoso deve apresentar no momento da vacinação qualquer documento oficial que contenha CPF e foto.
8 - O idoso deve ir acompanhado se vacinar? Ele pode ir dirigindo seu próprio carro?
No caso dos idosos acima de 90 anos, a recomendação da prefeitura é para que ele esteja acompanhado e que não vá dirigindo ao local da vacinação. Isso porque a vacina pode gerar reações no organismo. “A gente pede para que um filho, um neto, um sobrinho, um vizinho ou mesmo um cuidador acompanhe o idoso na vacinação. Isso para otimizar o processo de aplicação e também para garantir que o idoso volte para casa em segurança”, reforça a secretária municipal de Saúde Márcia Huçulak.
No caso da vacinação drive thru, a recomendação é de que o idoso vá no banco do passageiro do carro, pois isso facilita a vacinação, já que a dose é aplicada no braço direito.
9 - Idosos internados em hospitais serão vacinados?
Neste momento, não. De acordo com a prefeitura, neste caso os idosos podem se vacinar as unidades de saúde quando receberem alta ou se ficarem acamados em casa podem solicitar a vacinação domiciliar, seja pelo aplicativo Saúde Já ou pelo telefone (41) 3350-9000. “A população não precisa ficar apavorada neste caso porque vamos continuar a vacinação de todos os idosos”, ressalta a secretária municipal de Saúde Márcia Huçulak.
10 - Se o idoso já tiver contraído Covid-19, ele deve se vacinar?
Sim. Mas a orientação das autoridades de saúde neste caso é de que qualquer pessoa que já tenha contraído o coronavírus só se vacine 30 dias após estar curada. Neste caso, o idoso deve se vacinar em outra data.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião