| Foto: Pedro Ribas/SMCS
Ouça este conteúdo

Após a vacinação de idosos em asilos e acamados, Curitiba começa nesta quarta-feira (10) a imunização de pessoas acima de 60 anos na complementação da primeira das cinco fases da campanha nacional de vacinação da Covid-19.

CARREGANDO :)

VEJA TAMBÉM - Curitiba terá 5 fases de vacinação da Covid: veja em qual você será vacinado

O primeiro grupo a ser vacinado será de pessoas acima de 90 anos. Conforme o Ministério da Saúde enviar mais doses, a Secretaria Municipal de Saúde começará a aplicar a vacina a outras faixas etárias de idosos. Confira abaixo um guia da vacinação em Curitiba do público acima dos 90 anos.

Publicidade

1 - Qual é a ordem de vacinação dos idosos acima de 90 anos?

- 95 anos ou mais: quarta-feira, 10 de fevereiro.
- 93 anos ou mais: quinta-feira, 11 de fevereiro.
- 90 anos ou mais: sexta-feira, 12 de fevereiro.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

2 - Quais locais e horários de vacinação dos idosos acima de 90 anos?

A vacinação será em pontos fixos e no sistema drive trhu, em que a pessoa não precisa descer do carro para tomar a vacina. O horário de vacinação nos locais fixos será das 8h às 17h. Já nos pontos drive thru será das 9h às 16h. Confira os locais abaixo:

Locais fixos de vacinação – 8h às 17h:

1 - Pavilhão no Parque Barigui

Publicidade

2 - US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 -  Sítio Cercado

3 - US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

4 - US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 - Alto Boqueirão

5 - US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 - Cajuru

6 - US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 - Praça Ouvidor Pardinho

7- US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo

8 - US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade

Publicidade

9 - Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

10 - Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

11- Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1700


Drive thru – 9h às 16h

1 - Pavilhão do Parque Barigui

Publicidade

2 - Estacionamento Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão

3 - Idosos acima de 90 anos precisam agendar a vacinação?

Não. A aplicação será feita na ordem de chegada conforme as datas por faixa etária. Entretanto, a prefeitura pede para que as datas por idades sejam respeitadas para evitar filas.

4 - Se perder a data, o idoso pode se vacinar outro dia?

Sim. A prefeitura, no entanto, pede encarecidamente que a população siga as datas conforme a faixa etária para não atrapalhar o cronograma e evitar aglomerações.

5 - O idoso precisa ser cadastrado no aplicativo Saúde Já para se vacinar?

Não. Mas a prefeitura pede para que o cadastro no aplicativo seja feito para agilizar a vacinação. Caso o idoso não tenha habilidade com ferramentas digitais, o registro no Saúde Já pode ser feito por um parente ou mesmo o cuidador do idoso. O cadastro é simples e pode ser feito pelo site www.saudejacuritiba.pr.gov.br ou pelo celular, nesse caso é preciso baixar o aplicativo, disponível nas versões Andróid e iOS.

Com o cadastro no aplicativo, a imunização é mais rápida, bastando a identificação para que a dose seja aplicada. Já se o idoso não estiver registrado no aplicativo, é preciso consultar o cadastro de vacinação da pessoa, o que leva tempo. Se a pessoa não tiver registro, vai precisar ser cadastrada, o que aumenta ainda mais a espera.

Publicidade

6 - E se o idoso tiver problema no momento de baixar o aplicativo Saúde Já?

Neste caso, o idoso ou quem o acompanha pode ligar para a Central Covid-19 da prefeitura no telefone (41) 3350-900 e solicitar ajuda.

7 - Que documento é preciso levar para ser vacinado?

O idoso deve apresentar no momento da vacinação qualquer documento oficial que contenha CPF e foto.

8 - O idoso deve ir acompanhado se vacinar? Ele pode ir dirigindo seu próprio carro?

No caso dos idosos acima de 90 anos, a recomendação da prefeitura é para que ele esteja acompanhado e que não vá dirigindo ao local da vacinação. Isso porque a vacina pode gerar reações no organismo. “A gente pede para que um filho, um neto, um sobrinho, um vizinho ou mesmo um cuidador acompanhe o idoso na vacinação. Isso para otimizar o processo de aplicação e também para garantir que o idoso volte para casa em segurança”, reforça a secretária municipal de Saúde Márcia Huçulak.

No caso da vacinação drive thru, a recomendação é de que o idoso vá no banco do passageiro do carro, pois isso facilita a vacinação, já que a dose é aplicada no braço direito.

9 - Idosos internados em hospitais serão vacinados?

Neste momento, não. De acordo com a prefeitura, neste caso os idosos podem se vacinar as unidades de saúde quando receberem alta ou se ficarem acamados em casa podem solicitar a vacinação domiciliar, seja pelo aplicativo Saúde Já ou pelo telefone (41) 3350-9000. “A população não precisa ficar apavorada neste caso porque vamos continuar a vacinação de todos os idosos”, ressalta a secretária municipal de Saúde Márcia Huçulak.

Publicidade

10 - Se o idoso já tiver contraído Covid-19, ele deve se vacinar?

Sim. Mas a orientação das autoridades de saúde neste caso é de que qualquer pessoa que já tenha contraído o coronavírus só se vacine 30 dias após estar curada. Neste caso, o idoso deve se vacinar em outra data.