O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo (4). Os estudantes que vão participar do exame têm que ficar atentos não apenas com o conteúdo que será cobrado, mas também com os preparativos para a prova em si — o que inclui um cuidado redobrado com o horário, já que o exame será realizado no início do horário de verão.
Assim, para não se tornarem um dos folclóricos “atrasados do Enem”, o ideal é que os candidatos aproveitem o feriado para se preparar com todas essas questões que vão além da última revisão. Checar o horário dos ônibus, ler o edital e a cartilha do participante são os primeiros passos básicos para evitar qualquer dor de cabeça. No entanto, mais do que isso, é preciso também estar atento a pequenos detalhes para garantir que tudo corra bem neste domingo. Confira algumas dicas.
Enem 2018: Urbs reforça ônibus e disponibiliza linhas especiais
Chegue no horário
O horário talvez seja a maior armadilha do Enem deste ano. Como se não bastasse o adiamento do início do horário de verão por causa das eleições, uma série de falhas nos relógios dos celulares bagunçou ainda mais a cabeça dos candidatos. Então, para evitar qualquer atraso, tenha certeza de que o seu relógio está ajustado para não se tornar meme no próximo domingo.
Nenhum candidato pode entrar depois do fechamento dos portões no local de prova, o que ocorre exatamente às 13h. Então, programe-se para chegar com antecedência. Os portões abrem às 12h, quando o estudante já pode se dirigir à sala em que fará o exame. As provas têm início às 13h30, e terminam às 19h.
Verifique os horários dos ônibus
Quem costuma usar o transporte público em Curitiba já sabe: aos domingos, a quantidade de ônibus circulando nas ruas da cidade é menor. Isso torna ainda mais importante estar atento aos horários dos veículos, programar-se, e sair de casa com antecedência para evitar qualquer problema.
A Urbs anunciou que vai realizar uma operação especial, disponibilizando mais veículos na cidade, além de linhas especiais em alguns pontos.
Tenha em mãos um documento
O primeiro item a ser separado para fazer a prova é o documento oficial com foto do candidato. Vale passaporte, cédula de identidade, certificado de reservista, carteira de habilitação, carteira de trabalho e até identidade funcional, caso esta esteja de acordo com o Decreto 5.703/06. A única condição é que esses documentos sejam apresentados na versão original, ou seja, não serão aceitas cópias.
Caso o documento tenha sido roubado ou perdido, também é possível fazer a prova com um Boletim de Ocorrência expedido pela polícia no máximo 90 dias antes do dia da prova.
Separe o que levar
É importante conferir com antecedência tudo o que é preciso levar para o dia da prova. Alguns itens, inclusive, são obrigatórios, como caneta esferográfica preta com embalagem transparente. A organização do Enem recomenda também que o estudante leve o cartão de confirmação de inscrição.
Existem, enquanto isso, alguns itens proibidos: lápis, chaves, livros, manuais, borracha, anotações, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, fones de ouvido, gravador, lapiseira, óculos escuros, caneta de material não transparente e dispositivos eletrônicos.
Na hora da prova
Antes de entrar na sala, o candidato deverá guardar os objetos não permitidos em um envelope fornecido pela porta-objetos, fechar o lacre e deixá-lo debaixo da cadeira até terminar a prova.
Outra dica muito importante é conferir os dados pessoais no Cartão-Resposta e na Folha de Redação. Esses documentos vêm com o nome e número de inscrição do estudante, e precisam estar de acordo com as informações fornecidas.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião