Três idosos que tomaram a vacina contra a gripe na Unidade Básica de Saúde (UBS) Medianeira, no bairro Boa Vista, em Curitiba, foram internados em hospitais da capital com quadros de infecção. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, eles apresentaram sintomas como dor e vermelhidão persistentes no local da aplicação da vacina, além de febre. O posto de saúde que ofereceu o imunizante foi interditado nesta sexta-feira (5).
Os casos foram identificados nos últimos dois dias e indicam infecção bacteriana, embora o resultado dos exames de cultura, que pode confirmar qual a bactéria causadora, só deva sair em sete dias. Um dos pacientes segue em estado grave.
Apesar da situação estar relacionada à imunização dos idosos - todas feitas no mesmo dia, 27 de abril, e na mesma unidade de saúde, a superintendente de Vigilância e Saúde da prefeitura de Curitiba, Juliane Oliveira, descarta a possibilidade que o problema seja o lote das doses. “Vamos pensar na segurança da vacina. Já aplicamos até o momento mais de 270 mil doses em Curitiba. No público com mais de 60 anos, foram mais de 150 mil doses e só tivemos esses três casos com problemas”, afirmou ela, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta.
Conforme Juliane, podem ter ocorrido falhas desde o armazenamento da doses até o momento da aplicação, passando por todo o manuseio e os materiais usados. O fechamento do posto de saúde visa ajudar a apurar em que etapa isso aconteceu.
Alerta
A Secretaria Municipal de Saúde está entrando em contato com todos os pacientes cadastrados na unidade que possam ter recebidos a vacina. A medida visa alertar a população sobre a situação e conduzir os casos adequadamente. No sábado, além de todas as Unidades de Pronto Atendimento(UPA’s) abertas, a Unidade de Saúde Abaeté funcionará, das 8h às 17 horas, para atender usuários com suspeitas de reação vacinal. Esse posto de saúde fica na Rua Delegado Miguel Zacarias, 403, no Boa Vista.
Quando procurar atendimento médico?
De acordo com a superintendência de Vigilância e Saúde de Curitiba, é normal que, após a aplicação da vacina, a área fique levemente endurecida, dolorida e avermelhada. As alterações, no entanto, devem desaparecer após poucos dias. Se os sintomas persistirem ou se intensificarem, pode ser indicação de que algo está errado e a pessoa imunizada deve procurar atendimento médico.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Deixe sua opinião