Assinantes da Gazeta do Povo a partir de 65 anos estão sendo convidados a participar de aulas que mostram como ler e aproveitar todo o conteúdo do jornal em seus meios digitais: computador, smartphone e tablet. Nesta quarta-feira (17), foi realizada uma nova aula promovida pelo jornal em parceria com a Universidade da Maturidade, da Universidade Positivo, em Curitiba. Cerca de 20 idosos assinantes da Gazeta receberam instruções sobre o passo a passo para acessar o jornal nas diversas plataformas e desfrutar dos benefícios oferecidos aos assinantes.
A turma é heterogênea. Entre os participantes, há os que já costumam acessar a internet com regularidade e há aqueles que nunca enfrentaram a tela, o teclado e o mouse do computador. Adair Oto Wagner, de 83 anos, disse, no começo da aula, estar “boiando”. No final já estava mais otimista: “vou tentar”. Ao tomar conhecimento do fim da edição impressa diária da Gazeta, que circula até dia 31 de maio, dividiu a preocupação com a família. Como faria para ler o jornal no sofá, como estava acostumado desde que se tornou assinante, há 17 anos? A solução foi oferecida pelo genro, que o presenteou com um tablet. “Estou disposto a tentar. Tem que aproveitar, né?”, arriscou, mostrando no aparelho a foto usada como wallpaper, de uma viagem feita com a esposa para a Europa.
No curso, o instrutor mostrou como a classe poderia ter acesso integral ao conteúdo do jornal. Passo importante é fazer o login, usando o endereço de e-mail e senha. Depois, a navegação é livre. É hora de conhecer o menu, que mostra as editorias da Gazeta, e aprender a fazer pesquisa para ter acesso a todo o acervo do jornal.
Mais? Tem ainda o Clube Gazeta, que oferece descontos em mais de 1000 estabelecimentos da cidade. Inclusão digital e cultural.
Maria Terezinha Guimarães Pinho, de 86 anos, é assinante do jornal, juntamente do marido, há pelo menos 30. Ela ainda não está convencida de que a mudança é para melhor. “Gosto de pegar o jornal. Em casa ele sempre foi muito disputado”. Mesmo contrariada, dá espaço para entender como pode fazer para ler o jornal em suas versões digitais. Pede ajuda para abrir o navegador no computador e insiste em baixar o aplicativo no smartphone. Quer, como faz com outras facilidades disponíveis na tela do celular, acessar o jornal com um toque. É possível. “Quero ver se aprendo, nem que seja só no celular. Aprender sempre é bom”, resume.
Na próxima quarta-feira (24), uma nova turma de idosos assinantes terá a chance de aprender a ler a Gazeta digital.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião