Um incêndio queimou, na madrugada desta quarta-feira (31), uma fila inteira de boxes no Mercado Público da Rua da Cidadania Matriz da Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba. O fogo teria começado em um desses boxes e se alastrado, por volta da meia-noite e meia. As chamas foram contidas em poucos minutos pelo Corpo de Bombeiros, que chegou ao local por volta da 1 hora da manhã.
Leia também: Após incêndio, laudo da perícia na Rua da Cidadania deve ficar pronto em 10 dias
De acordo com a corporação, foram usados 10 mil litros de água no combate às chamas. Os trabalhos de rescaldo seguiram até as 2h16. A Rua da Cidadania estava fechada no momento do incêndio e não houve feridos.
AO VIVO: Veja como está a situação na Rua da Cidadania Matriz após o incêndio
GALERIA: Veja imagens da Rua da Cidadania Matriz após o incêndio
Incendiada, Rua da Cidadania Matriz está com alvará dos Bombeiros vencido há mais de um ano
Leia a matéria completaApós o ocorrido, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), em publicação nas redes sociais, informou ter determinado que o equipamento público fique fechado. O objetivo é apurar a causa do incêndio.
O local deve passar nesta manhã pela avaliação de uma equipe técnica da prefeitura. Até às 8h30, já havia a informação de que a área dos comércios segue isolada. Isso inclui os quiosques de atendimento da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), além de caixas eletrônicos. Nesse espaço, está permitida a entrada apenas de permissionários dos boxes e funcionários.
Os serviços do Restaurante Popular, Armazém da Família e Urbs, voltado ao cartão transporte, seguem funcionando normalmente.
De assustar
Quem viu o fogo disse que o incêndio foi de assustar. “Tinha chamas altas e dava pra ouvir estouro. Foi de assustar”, relatou Dilson Cordeiro dos Santos, proprietário de uma loja na Rua da Cidadania da Rui Barbosa e que mora ao lado da praça. O box de produtos esportivos do comerciante está intacto, mas ele se diz abalado mesmo assim pela perda dos colegas. Nos cálculos do lojista, um dos primeiros a chegar no local assim que o incêndio começou, foram de dez a doze boxes totalmente consumidos pelas chamas.
Outras três lojas desocupadas também pegaram fogo. “Saía fumaça pelo portão da frente. Quando olhei da janela, falei: é lá do nosso trabalho’. Eu cheguei e vi lojas de amigos meus queimando”, contou.
Outro comerciante do local, Otávio Cordeiro, de 69 anos, proprietário de uma loja de lã, lamentou a situação dos boxes atingidos pelo incêndio. “Tá feio lá dentro. Os boxes dos amigos todos queimados, o que pegou fogo acabou. Tem gente que só vive disso, então é muito triste ver o que aconteceu”, observou.
Serviços afetados
As chamas consumiram 18 dos 250 boxes da área comercial, causaram prejuízos ainda não calculados pelos lojistas e bloquearam diversos serviços públicos prestados na Rua, que funciona como um braço da administração municipal.
Por causa do isolamento obrigatório, não funcionam os atendimentos nos quiosques da Copel e da Sanepar. O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) que fica dentro da Rua da Cidadania Matriz também está temporariamente fechado, assim como o Armazém da Família. A prefeitura disse que avalia liberar estas áreas ainda nesta tarde.
Ao contrário, o setor de lojas ainda não tem previsão para reabrir.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião