Os novos radares fixos implantados em Curitiba registraram 45.411 infrações em fevereiro último. O número é mais que o dobro do que havia sido registrado em fevereiro de 2021, com 20.583 autuações. Os dados são da Superintendência de Trânsito (Setran), da prefeitura de Curitiba.
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A principal explicação para o aumento é a eficiência e a maior funcionalidade dos novos equipamentos. “O sistema anterior era antigo e vinha recebendo apenas a manutenção e não o upgrade necessário que os sistemas eletrônicos demandam”, diz a superintendente de Trânsito a prefeitura de Curitiba, Rosangela Battistella.
Ela informa que desde que foi realizada a licitação (iniciado em 2020 e concluída em 2021) equipamentos novos e mais eficientes estão sendo instalados. O novo sistema também tem mais funcionalidades e consegue identificar mais infrações. A superintendente cita o exemplo de uma motocicleta que antes conseguia ‘escapar’ do radar, desviando pelo canto da pista. “Agora isso não é mais possível porque o novo aparelho pega toda a largura da via”, observa.
Passaram a ser fiscalizadas também as faixas exclusivas de transporte coletivo, as conversões proibidas e as conversões obrigatórias, pontos onde acontecem muito acidentes. Outra mudança foi a redução do limite de velocidade nos binários (duas vias paralelas, cada uma em um sentido), que passou de 60 para 50 km/hora.
Os novos radares começaram a ser implantados em maio de 2021 e a substituição deve seguir até dezembro desse ano. Com o novo sistema, o número de locais fiscalizados passará de 153 para 155 e as faixas fiscalizadas de 602 para 804. Segundo Battistella, todo o dinheiro arrecadado com as multas é usado em trânsito, nos três pilares: engenharia, educação e fiscalização.
Principal infração é por excesso de velocidade
As infrações de fevereiro desse ano representam 0,1% do total de veículos que passaram pelos equipamentos de fiscalização eletrônica, cujo fluxo totalizou 33.036.973 registros no período. As cerca de 45,4 mil autuações são emitidas após a validação feita por um agente de trânsito, após a análise de todas as imagens captadas e a verificação de cada situação.
Do total de multas emitidas em fevereiro de 2022, 82,5% referem-se ao desrespeito ao limite de velocidade (foram 70,8% por transitar em velocidade superior à máxima em até 20%; 10,8% por exceder entre 20% e 50% do permitido e outros 0,98% por transitar a mais de 50% da velocidade máxima).
Outros 8,5% se referem a avanço de sinal vermelho; 5% por utilização irregular da faixa exclusiva para ônibus; 3,4% por deixar de conservar o veículo na faixa a ele destinada (conversão obrigatória); 0,3% por parada sobre a faixa de pedestres; 0,03% por fazer o retorno em local proibido pela sinalização e 0,15% por conversão à esquerda em local proibido pela sinalização.
Mais radares serão instalados até fim do ano
A Setran informa que até agora instalou novos radares em 60 do total de 155 locais previstos até o fim da implantação, que segue até o segundo semestre. Em fevereiro de 2021, as 20.583 autuações foram registradas nos 153 locais fiscalizados na época.
Segundo a Setran, todos os pontos de fiscalização eletrônica na cidade estão devidamente sinalizados, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Há placas e semipórticos indicando a velocidade máxima permitida, além de legendas no pavimento (no mínimo 100 metros antes do radar).
A secretaria lembra que é obrigação do motorista obedecer os limites de velocidade estipulados ao longo de todo o trajeto, seguindo as placas de sinalização - e não somente em pontos com fiscalização eletrônica.
A prefeitura esclarece que diversos locais de fiscalização não são mais os mesmos fiscalizados pela tecnologia anterior. A mudança de pontos segue critérios técnicos e também atende a pedidos da comunidade e estão relacionados a pontos onde ocorre com frequência abuso de velocidade. No site da prefeitura é possível verificar onde ficam todos os radares e as infrações que estão sendo multadas.
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