Cães e gatos que estão sob cuidados de ONGs e protetores ligados à causa animal podem ser cadastrados para o programa de adoção responsável da prefeitura de Curitiba. A inscrição no programa Amigo Bicho, da Rede de Proteção Animal da prefeitura, vai até sexta-feira (23).
Estes animais irão para adoção no Parque Barigui no dia 1.º de dezembro, quando também será revelado o vencedor do concurso Cachorro do Ano, promovido pela Gazeta do Povo.
As inscrições devem ser feitas para pôr os cachorros e gatos para adoção devem ser feitas pelo e-mail gtebet@smma.curitiba.pr.gov.br. Na inscrição, ONGs e protetores devem apresentar o CPF ou CNPJ, além de informações sobre o animal. Conforme for o volume de inscrições, pode haver limite de animais por pessoa.
Leia também - Conheça os 20 finalistas do concurso Cachorro do Ano e vote no seu preferido
Para participar do programa de adoção, os animais devem ser castrados e vacinados. Os responsáveis pelos bichos devem levar cercadinhos e água no dia do evento no Barigui. Os animais que forem adotados serão microchipados na hora pelos médicos veterinários da prefeitura. O cadastro dos novos tutores será feito no site da Rede de Proteção.
O projeto Cachorro do Ano da Gazeta do Povo teve 2 mil cães cadastrados, arrecadando 2 toneladas de rações que serão doadas. O vencedor do concurso, que será divulgado dia 1.º de dezembro, será capa da revista Viver Bem Animal do mesmo mês.
Ajuda de empresas
A prefeitura de Curitiba procura ajuda de empresários para alimentar os cachorros em situação de risco. No começo do mês, o município lançou edital da Campanha de Adoção Responsável Patrocinada de Cães, que pretende sensibilizar empresários a doarem 128,5 toneladas de ração para alimentar por um ano cerca de 1.200 animais. Em contrapartida, a prefeitura vai permitir que a empresa doadora vincule seu nome na publicidade da campanha, que pretende incentivar a adoção responsável de cachorros.
No próximo dia 27, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) abre as propostas encaminhadas pelas empresas.