O Ministério da Educação prorrogou até terça-feira (22) o prazo de inscrição ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Oferta Voluntária. São mais de 500 mil vagas gratuitas – presenciais ou à distância - em cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos. As inscrições devem ser feitas pela internet, na página do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica.
A idade mínima para concorrer às vagas é de 15 anos. Do total de ofertas, 570 são para cursos de qualificação profissional. Ainda há 1.412 vagas para cursos técnicos, todas presenciais.
Os cursos são oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica que se candidataram a ofertá-los de forma voluntária.
Também são ofertados cursos para alunos de Educação de Jovens e Adultos. Nesse caso, o interessado poderá fazer contato com a secretaria de educação do estado ou do município. Também há cursos integrados para alunos que vão cursar o ensino médio em idade regular. Nesse caso, são ofertados pelos Institutos Federais e escolas técnicas estaduais.
“Temos cursos nas áreas mais administrativas, nas mais operacionais, como para inspetor de qualidade, almoxarife de obras, representante comercial, higienista de serviço de saúde”, destaca o diretor de articulação e expansão das redes de educação profissional e tecnológica do MEC, Geraldo Andrade de Oliveira.
Ele acrescenta a importância do Pronatec tanto para quem pretende uma inserção no mercado de trabalho, como para quem busca um novo emprego. “Mesmo quem já está empregado vai conseguir desenvolver melhor o seu papel se estiver qualificado”, aponta.
As aulas terão início em 28 de agosto e os cursos terão duração mínima de 160 horas. A duração dos cursos de qualificação profissional é de 3 a 6 meses e os técnicos têm prazo mínimo de 1 ano, com carga horária de cerca de 1200h.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”