As inscrições para concorrer às vagas no Colégio da Polícia Militar (CPM), em Curitiba, terminam neste sábado (7). O processo deve ser feito exclusivamente pela internet, e as provas serão aplicadas nos dias 19 de novembro para quem for ingressar no Ensino Médio e no dia 26 de novembro para o processo seletivo do Ensino Fundamental).
Leia também: Bazar em Curitiba vende brinquedos e livros para o Dia das Crianças
Para 2018, são 120 vagas para o 6º. ano do Ensino Fundamental, no turno da tarde — das quais 80 são preferenciais, ou seja, reservadas para dependentes de policiais militares — , e 90 para o 1º. ano do ensino médio, no turno da noite. Destas, 60 são preferenciais.
A fase de inscrições compreende, ao todo, quatro etapas. os candidatos devem ficar atentos porque, se uma delas deixar de ser feita, a inscrição não será homologada. Primeiro, é preciso criar um cadastro com os dados do candidato; depois, cadastrar os dados do responsável pelo candidato; em seguida, o sistema exige a inserção dos documentos e fotos digitalizados. Por último, para validar a inscrição, é necessário pagar o boleto no valor de R$ 90.
O processo só é válido para alunos que estejam cursando, em 2017, o 5º. ano ou o 9º. ano do ensino fundamental, conforme a concorrência pretendida.
O que é o Colégio da Polícia Militar do Paraná?
Como o próprio nome explicita, o ensino no CPM tem um alinhamento com a Polícia Militar. De acordo com a própria corporação, o principal objetivo da escola é “criar a oportunidade do jovem cidadão de conhecer a filosofia militar”.
Outros colégios militares
Além do CPM, Curitiba tem outros dois colégios alinhados à filosofia militar. O mais novo deles é o Colégio Vila Militar, a primeira instituição particular do gênero do Paraná e que começa a funcionar em 2018. A instituição é ligada à Associação da Vila Militar e vai atender tanto filhos de militares quanto civis com uma proposta voltada para cuidados disciplinares e de conduta.
A escola ficará na Rua Almirante Gonçalves, no bairro Rebouças, na antiga sede do Colégio da Polícia Militar, e atenderá o ensino fundamental 2 (6º a 9° anos) e ensino médio, com base nas diretrizes curriculares da Secretaria de Estado da Educação, e terá turnos matutino e vespertino. Contudo, diante da demanda, o CVM pode abrir turmas à noite.
Neste ano, o prazo para as pré-inscrições terminaram no dia 31 de agosto. Para ingressar, contudo, também será preciso participar de um processo seletivo.
Há também o Colégio Militar da Curitiba, inaugurado em 1959 como uma escola do Sistema de Colégios Militares do Brasil e, portanto, vinculado ao Exército Brasileiro. Exatamente por isso, o ingresso é realizado anualmente exclusivamente por meio de concurso público federal para o 6.º ano do Ensino Fundamental.
As inscrições para o processo seletivo 2017/2018 terminaram no dia 28 de agosto.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião