Um jacaré foi encontrado no meio de uma trilha na Ilha do Mel, no Litoral do Paraná, na madrugada da última terça-feira (17). Segundo o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que atendeu a ocorrência, o animal estava nas proximidades da sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na ilha, em Nova Brasília, uma área de grande movimento de nativos e turistas. A aparição do réptil é considerada bastante incomum.
Veja vídeo da soltura do jacaré
Segundo o soldado Fagner Bernardi, do BPA de Nova Brasília, os moradores perceberam que havia algo errado quando um cachorro começou a latir sem parar, por volta de 1h da madruga: “Não é comum que os cachorros latam tanto aqui, então um morador foi ver o que estava acontecendo. É claro que ele tomou um susto e saiu correndo quando viu que era um jacaré”, conta.
Logo em seguida, os policiais ambientais já foram acionados e em seis pessoas — três soldados e três civis — conseguiram imobilizar o jacaré. Segundo o oficial, o animal tinha cerca de dois metros de comprimento.
Leia também: Jacaré do Zoológico de Cascavel é roubado e tem cauda e cabeça arrancadas
Ocorrências da presença da espécie na ilha já foram registradas antes, mas, de acordo com o soldado, é raro que eles se aproximem da parte mais habitada da ilha. “Os jacarés acabam vindo com a correnteza de rios da região e desembocando no lado Oeste da ilha, que é a parte mais próxima da ilha de Superagui”, explica Bernardi.
O jacaré passou a noite em um recinto na sede do Batalhão, e, assim que a equipe conseguiu um barco de reforço, ainda na manhã de terça-feira, ele foi levado e solto na parte Oeste da ilha.
Veja o vídeo da soltura do jacaré
Colaborou: Cecília Tümler
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia