Sob muita chuva, a prefeitura de Curitiba entregou 14 novos ônibus nesta sexta-feira (31). E 13 deles trazem uma novidade bastante propícia para esses dias de muita instabilidade: calhas verticais que ajudam na circulação de ar dentro do ônibus.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
A novidade foi instalada ainda em caráter experimental e serve para acabar com o impasse da janela aberta em dias de chuva, o que todo curitibano já enfrentou ao embarcar em um ônibus. Com as pequenas calhas instaladas ao lado da janela, não será preciso abrir o vidro para que o ar circule — ou seja, ninguém precisa ficar molhado para conseguir respirar.
Segundo a prefeitura, os novos ônibus vão ser usados para renovar parte da frota que faz as linhas Inter 2 e Pinhais/Campo Comprido, além da Trabalhador e Fazendinha/PUC. Como detalha o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), 11 desses ônibus serão usados como Ligeirinhos tradicionais e outros dois são modelos articulados. Há também um dos novos veículos que traz o padrão intercambiável, ou seja, com portas dos dois lados do chassi.
Além das calhas, os novos ônibus têm ainda dois espaços para cadeirantes, sistema de monitoramento por câmeras, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante, 20% de bancos destinados às pessoas com deficiência e iluminação interna em LED.
Com essa entrega, Curitiba já recebeu 262 novos ônibus desde o início de 2017. De acordo com a prefeitura, o objetivo é chegar à marca de 450 coletivos veículos entregues até o fim de 2020.