A estufa do Jardim Botânico, um dos principais cartões postais de Curitiba, fica iluminada de verde a partir desta segunda-feira (24). As luzes especiais são parte do movimento “Abril Verde”, que integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A decoração funciona como um lembrete da conscientização sobre acidentes laborais e se encerra no dia 28 de abril, quando é celebrado o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.
Com o tema “Conhecer para Prevenir”, a campanha tem o objetivo de sensibilizar sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, segundo Luciano Martins, superintendente do Trabalho e Emprego da Fundação de Ação Social (FAS). De acordo com dados do Ministério do Trabalho, a maior parte dos acidentes dessa natureza no Brasil acontece por descumprimento de normas básicas e más condições do ambiente.
Conforme os dados, o país tem 710 mil casos de acidentes ocupacionais por ano, e ocupa o quarto lugar no ranking mundial de mortes provocadas por essas circunstâncias. Por isso, pontos turísticos de todas as capitais do Brasil recebem as luzes verdes da ação, que é promovida pelo Ministério do Trabalho.
Outras ações
Em Curitiba, uma ação com tendas de conscientização estarão montadas na Boca Maldita ao longo da semana, das 8h às 17h. Servidores públicos conversarão com as pessoas sobre o tema e uma unidade do Sine Móvel estará oferecendo serviços diversos ao trabalhador.
Colaborou: Cecília Tümler
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião