Um bar de Curitiba recebeu, nesta sexta-feira (30), uma notificação da Justiça proibindo-o de promover apresentações musicais ao vivo ou de execução mecânica. O estabelecimento fica no bairro Barreirinha, e já havia sido notificado e interditado neste ano pelo excesso de barulho. A sentença foi proferida pela 13.ª Vara Cível de Curitiba, que atendeu a um pedido da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná (MP-PR).
O alvo da determinação é um bar na Avenida Anita Garilbadi. O local não tinha alvará para tocar músicas. Segundo o MP-PR, a única licença que o estabelecimento tem era para atuar como lanchonete, casa de chá, suco e similares. Além disso, por ser uma região residencial, o local onde o bar fica pode ter no máximo 45 decibéis de ruído durante a noite.
Leia também: PM reforça policiamento nas ruas de Curitiba para o Natal
No entanto, os vizinhos já chegaram a fazer diversas reclamações à prefeitura, cuja equipe de Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), constatou excessos em três ocasiões. Nessas situações, a vistoria chegou a encontrar a emissão sonora em 70 decibéis — ou seja, muito acima do permitido. Os abusos e a ausência de autorização fizeram com que uma multa de cerca de R$ 10 mil fosse aplicada neste ano.
Agora, com a proibição total de atividades ruidosas, o bar precisará pagar multa de R$ 5 mil a cada vez que violar a determinação da Justiça.
A reportagem tentou entrar em contato com a administração do bar, porém, não obteve sucesso.
Deixe sua opinião