O verão começa às 14h28 desta quinta-feira (21) e chega sem grandes surpresas ao Paraná. A previsão dos meteorologistas é de que a nova estação tenha precipitação irregular - com perfil bem distinto em cada uma das regiões - e calor dentro da média.
As águas do Oceano Pacífico ligeiramente mais frias do que o normal indicam a chegada de um verão sob influência do La Niña. Normalmente, o fenômeno minimiza a frequência das pancadas nos estados do Sul do país, mas, como tende a ser fraco, não deve deixar o tempo seco demais por aqui.
Leia também: Saiba os horários em que você deve evitar pegar a estrada no Natal e no ano novo
“É diferente de um La Niña ou um El Niño forte, que é bem marcante. Por isso, a gente prevê, a princípio, uma situação mais próxima da média”, resume o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.
A normalidade das chuvas vale principalmente para a metade Sul do estado,que inclui Curitiba e região metropolitana, e o Litoral. As previsões indicam ainda que da região central à Norte, a probabilidade é que as chuvas acumuladas fiquem pouco abaixo da normal.
Leia também: La Niña fraco traz verão com chuvas irregulares e calor dentro da média ao PR
Valores dentro da média de um verão implicam em bastante chuva , com mudanças rápidas nas condições de tempo e chegada repentina de tempestades, queda de granizo, ventos e raios. Os estudos indicam acúmulo de precipitação que variam entre 142 e 165 mm até fevereiro – número que pode dobrar nas praias. “No Litoral pode chegar a 300, 350 agora em janeiro”, destaca Braun.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), embora fraco, o La Ninã também pode resultar em má distribuição das chuvas. Portanto, para este verão esperam-se precipitações de forte intensidade em períodos curtos de tempo intercalando com períodos de vários dias sem chuva.
Calor?
Ainda segundo o Inmet, os modelos de previsão também indicam temperaturas ligeiramente mais altas tanto para janeiro quanto para fevereiro e março. Em Curitiba, isso significa menos de meio grau acima da média de máximas, que varia entre 25°C e 26°C no trimestre.
Já no Norte e Oeste do estado, o calor médio de 32 °C nesta época do ano deve ser mantido.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”