Até sexta-feira (9) Curitiba recebe no Museu Municipal de Arte (MuMA) do Portão Cultural uma exposição que promete ensinar muito sobre ciência. O Museu da Vida, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), desembarca na cidade pela primeira vez com o projeto Ciência Móvel, que leva o conhecimento científico por todo o Brasil. A montagem usa um caminhão da Fiocruz e também espaços dentro do museu.
NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias
A exposição é gratuita, interativa e tem o objetivo de estimular o conhecimento de jovens e crianças sobre o mundo da ciência. A exposição mostra um pouco do dia a dia dos pesquisadores brasileiros. Os visitantes se deparam com equipamentos como a pilha humana, que mede a corrente elétrica do corpo humano, microscópios, espelhos sonoros, tubos musicais e experimentos relacionados à ilusão de ótica e à biologia.
Mas a atração que mais chama a atenção é o girotec. O equipamento simula a falta de gravidade e era usado para treinamento de astronautas na década de 1950 (inclusive aparece no filme O Primeiro Homem que conta a história da chegada do homem à Lua). Para brincar no girotec é preciso ficar amarrado com os pés e mãos enquanto um dos monitores da Fiocruz faz os movimentos no aparelho. Apesar de não ter limite de idade, é necessário ter altura mínima de 1,60 m e não pode estar com calçado que saia do pé. O recomendado é ir de tênis.
Ainda fazem parte da exposição espaços do Instituto Carlos Chagas e do Instituto de Biologia Molecular do Paraná. Na mostra estão jogos e atividades interativas sobre a prevenção de doenças causadas pelo Aedes aegypti, leishmaniose, células-tronco, parasitos e história do sequenciamento do DNA, entre outros. É possível ainda observar uma célula em um microscópio.
SERVIÇO
Quando: de 06 a 09 de agosto
Onde: Portão Cultural de Curitiba (Avenida República Argentina, 3.432, Portão)
Horário: das 9h às 17h
Ingressos: gratuito
Deixe sua opinião