Arte e gastronomia típicas da Ucrânia. São esses dois elementos centrais da Feira de Poltava que vai ser realizada em Curitiba entre os dias 31 de agosto e 1.º de setembro. O evento vai recriar o ambiente de mercados populares do país do Leste Europeu com itens de artesanato, comidas típicas e apresentações artísticas. A entrada é gratuita.
Ao todo serão 30 expositores e 10 grupos folclóricos com números de dança, canto e música. Na edição anterior, mais de 3 mil pessoas passaram pelo espaço em que fica a sede do Clube Poltava, no bairro Água Verde, em Curitiba.
Os expositores vão levar artigos ucranianos e poloneses como cerâmicas, pinturas, decorações, vestimentas, acessórios e bordados, além das tradicionais pêssankas (amuletos em forma de ovos, pintados à mão).
Na culinária os destaques são para os pratos quentes como vareneke ( pastel cozido com recheio de batata e requeijão), holubtsi (charuto de folhas de repolho com recheio de arroz) e borsch (sopa de beterraba com carne). Nas sobremesas vão estar doces como o kutiá (doce gelado com trigo, mel e castanhas). Os preços variam de R$ 5 a R$ 20 tanto para comer no local quanto para levar.
SERVIÇO
Quando: de 31 de agosto a 1.º de setembro
Onde: Clube Poltava (Rua Pará, 1035, Água Verde)
Horário: sábado, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h
Ingressos: gratuito
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais