Sábado (5) os motores da Maria Fumaça, uma das locomotivas mais antigas do Brasil, estarão ligados para minipasseios pelos trilhos de Curitiba, a partir das 9h.
A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) promove o evento que reúne passeios de trem e exposição de relíquias das ferrovias. A visitação à exposição tem entrada gratuita mas os minipasseios de trem custam R$ 20 por pessoa. Idosos e crianças de colo não pagam.
A Maria Fumaça parte a cada hora entre às 9h e às 17h, com 100 lugares vagos por viagem. A locomotiva percorre aproximadamente um quilômetro e meio, ao longo de 40 minutos de passeio pela rodoferroviária de Curitiba. Os bilhetes serão vendidos apenas no local do evento.
Uma viagem no tempo
Além da locomotiva histórica, as portas dos antigos depósitos estarão abertas para visitação gratuita, com vagão museu, espaço com food truck e loja de lembrancinhas.
O vagão museu é um bagageiro de aço que foi transformado em museu, com aproximadamente 160 peças entre fotos, quadros, peças originais de máquinas, capacetes de segurança e até sinos das locomotivas antigas.
Outro destaque do evento é uma viatura militar, da década de 40, adaptada para andar nos trilhos, além de três carros de todo o acervo de relíquias da Associação (ABPF).
Os valores arrecadados no evento serão revertidos para a manutenção do acervo.
SERVIÇO
Quando: 5 de outubro (sábado)
Onde: Estação Ferroviária de Curitiba (Rua Mariano Torres, 1.115) entrada pelo Viaduto do Colorado, na Sede da ABPF
Horário: das 9h às 18h (espaço aberto para visitação); passeios de locomotiva até às 17h
Entrada: visitação ao acervo é gratuito, passeio de locomotiva R$ 20 por pessoa
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião