Numa tarde do último mês de maio, na Rua Riachuelo, Centro de Curitiba, o palhaço Pituxo entrou em uma loja de móveis usados e fez uma desafio inusitado ao vendedor. “Amigo, será que você me deixa equilibrar aquela máquina de lavar roupa no meu queixo?”, perguntou.
O gerente da loja, desconfiado, rebateu: “Se você derrubar vai ter que pagar o preço total...”.
Trato feito.
Era o momento para Pituxo, na verdade o artista circense Alan Cesar Soares, testar o número que acabara de propor para a produção do quadro Gonga La Gonga, no programa Caldeirão do Huck, programada da Globo transmitido pela RPCTV.
O número batizado de “Iron Queixo” consiste numa sequência de equilibrismos com itens de lavanderia em sua mandíbula.
Alan começou equilibrando no queixo um cesto de roupas, depois uma tábua de passar e, afinal, uma máquina de lavar roupas de 30 quilos.
O programa foi ao ar na tarde do último sábado (7). O desempenho valeu a Alan, além de gargalhadas, a maior nota entre os jurados do programa, os atores Eduardo Sterbilicht, Flávia Alessandra e Giovanna Antonelli. O vídeo da performance de Alan pode ser visto Gshow.
Pituxo foi o grande vencedor do quadro batendo outros nove artistas. Como prêmio, levou um cheque de R$ 2.016 – pouco mais do que o valor de mercado de uma máquina de lavar nova do mesmo modelo.
Ele conta que o número foi criado especialmente para o quadro com o que ele tinha à mão. “Uma das minhas especialidades é o equilíbrio com queixo. Equilibro mesas, bicicletas e outros itens nos meus shows. Quando fui me inscrever no programa, eles me pediram uma proposta nova e eu pensei na máquina de lavar da loja da esquina”, disse.
Depois de Alan, a atriz Flávia Alessandra até tentou equilibrar o cesto no próprio queixo, sem sucesso. O ponto alto para o equilibrista, porém foi quando a outra jurada, Giovanna Antonelli, quis inspecionar sua barba atrás de algum truque. “Não lavo a barba desde então”, brinca o palhaço.
A arte do “Queixada”
Nascido em Cianorte, no norte do Paraná, Alan trabalha com palhaçaria e teatro há mais de dez anos.
Nas esquinas da região da Catedral de Curitiba, os vizinhos e populares já o apelidaram de Queixada depois do sucesso do último sábado.
A carreira circense começou em companhias de espetáculos em sua cidade natal e em Cascavel, no Oeste do Paraná. O artista está radicado em Curitiba há dois anos.
Em suas contas, avalia já ter feito mais de duas mil apresentações em dez estados do Brasil.
Atualmente, atua em duas companhias de circo e teatro na capital: a Cia Os Barbacas e Cia Risas Y Rebeldia. Esse ano recebeu o prêmio de melhor espetáculo de comédia, no Festival Nacional de Teatro de Ubá, Minas Gerais.
A hora da geladeira
Neste fim de semana, o palhaço Pituxo e seus colegas estarão em ação em três datas em Curitiba. Na sexta (13) vai estar com as a Cia. Os Barbacas, às 14h, no Ônibus da Cultura no bairro da Caximba.
No sábado (14), à tarde, no Museu Oscar Niemeyer com o projeto Way Circus. No domingo, às 18h, vai integrar o show Cabaré do Alípio no Teatro Regina Vogue.
Alan conta que já gastou todo o prêmio, mas quer aproveitar a visibilidade do programa global para levar sua habilidade às últimas consequências. "Quero voltar para a tevê, mas dessa vez equilibrando no queixo uma geladeira", projeto o artista.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast