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Sucessos e bons resultados acompanham a marca da 98FM desde 1988.
Sucessos e bons resultados acompanham a marca da 98FM desde 1988.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Reinvenção, inovação e ousadia. Essas palavras estão gravadas no DNA da Rádio 98FM Curitiba, líder absoluta de audiência na Grande Curitiba há nove meses consecutivos. Segundo dados da Kantar Ibope, de junho a agosto, das 5h às 5h, a rádio é primeiro lugar todos os dias da semana. Sucesso e bons resultados acompanham a marca desde 1988, ano em que foi criada, mas 2019 será marcante na história da empresa pelo seu retorno ao topo das paradas, conquista alcançada com planejamento e aposta no principal “bem” da rádio: o ouvinte.

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A evolução da tecnologia atingiu em cheio o meio rádio. A disseminação do MP3 como formato de áudio preferido entre os mais jovens, bem como a chegada de players e o início da era dos aplicativos, mudou a forma de consumo das músicas. O “boom” do sertanejo universitário como estilo musical popular provocou mudanças em todas as emissoras, que precisaram adaptar suas programações para atender à demanda dos ouvintes.

Estúdio da 98FM. Foto: Divulgação
Estúdio da 98FM. Foto: Divulgação

A Rádio 98 decidiu encarar dois desafios: analisar e reposicionar o prefixo junto ao público consumidor e encontrar uma fórmula de programação que atendesse a esse novo público alvo. Novos coordenadores foram contratados, a programação foi reformulada, novas ideias implementadas durante o processo. O projeto Futebol na 98 foi um exemplo. Apesar de não ter se mostrado viável financeiramente, funcionou para mudar um pouco o perfil dos ouvintes e trazer um novo tipo de audiência para a emissora.

A intervenção determinante, no entanto, foi na programação musical. “Analisando o mercado depois dessa tentativa de mudança de perfil de público, a estratégia foi de resgatar os principais atributos que levaram a 98 FM ao sucesso nos anos 90 e final da década de 2000”, explicou o coordenador de programação, Duka Pazdziora.

No final de 2016 a rádio apostou numa repaginada total, com linguagem mais moderna e pop. Um prefixo democrático, sem rótulos, que manteve o sertanejo que a acompanha desde sempre, mas reincluiu estilos como pagode, pop internacional e nacional, reggaeton e a nova MPB na sua programação.

O coordenador de programação, Duka Pazdzopra. Foto: Albari Rosa
O coordenador de programação, Duka Pazdzopra. Foto: Albari Rosa

Orgulho das conquistas, Duka agradece o empenho da equipe. “Quando um time talentoso está motivado e com a estratégia coesa, o resultado não pode ser outro. Num meio altamente concorrido (são mais de 25 emissoras disputando a audiência), o enaltecimento dos valores GRPCOM a cada transmissão, a cada interação com os ouvintes, são primordiais para a diferenciação”, disse.

Para o diretor de rádios do GRPCOM, João Santos, a história da 98 se confunde com a história de Curitiba e isso ajuda explicar o seu sucesso. “A 98 sempre esteve ao lado do ouvinte da capital paranaense. Uma emissora que cresceu junto com a cidade que tanto nos orgulha. Fazer parte da vida do ouvinte 98 é tudo de bom. Fazemos parte do passado do ouvinte e sempre fará parte do futuro, porque o ouvinte da 98 faz parte da nossa história”.

Liderança plena

A variedade de estilos musicais e o abraço mais democrático em todos os tipos de ouvinte mudaram a 98 FM de patamar. A base para esta mudança foi a reformulação de programas e a criação de novos formatos, hoje já consolidados no gosto do povão. O primeiro foi o Diário 98, que aposta num mix de música com informação. Hoje o Diário tem a apresentação de Vagner Silva, Monika Venerabile (ex-jurada do programa Ídolos e profissional de larga experiência no rádio do Rio de Janeiro), além da participação de apresentadores da RPC, como Jasson Goulart.

Para o horário da manhã, a rádio decidiu apostar todas as suas fichas na contratação de Renato Gaúcho, recém saído da rival Rádio Caiobá. “Para somar ao time campeão de audiência, trouxemos um dos maiores comunicadores do país no que diz respeito a números de audiência. O Renato Gaúcho traz para a programação da 98FM os tradicionais quadros que o consagraram na cidade como A Música da Minha Vida, as crônicas, resumo das novelas e horóscopo do dia”, contou Duka. O Show da Manhã 98 tem ainda a participação do parceiro de Gaúcho, Budu Noldim, e do radialista Vagner Silva.

Na hora do almoço o programa “As Coleguinhas da 98” é 100% produzido e apresentado por mulheres e traz para o ouvinte uma programação divertida, com muita música, bate-papo e brincadeiras. A apresentação é de Milly Rodrigues e da Estagiária 98.

As tardes da 98 FM estão de volta nas mãos (ou na voz) de Jackson Rodrigues, o “8º passageiro do Interbairros II”. Comunicador que ganhou projeção empunhando o microfone da 98 nas décadas de 90 e 2000, ele voltou para a emissora de forma definitiva este ano, trazendo também uma legião de admiradores.

Ousadia e liderança

O programa Happy Hour 98 é uma das apostas mais acertadas da rádio. Sob comando do comunicador Jeffix (hoje de licença médica, sendo substituído por Mauro Conti), o programa criou uma interação muito grande com o ouvinte com informações de trânsito em tempo real. “A gente recebe muita mensagem e normalmente não conseguimos mandar tudo para o ar. A participação do ouvinte é impressionante e realmente caiu no gosto da galera o lance de se ajudar com as informações. Eu chamo de programa da irmandade, pois todo mundo se ajuda. É notícia feita por ‘gente de verdade’”, disse Jeffix.

O comunicador Jeffix. Foto: Arquivo pessoal
O comunicador Jeffix. Foto: Arquivo pessoal

Já o quadro Happy News traz notícias positivas, de bons exemplos da comunidade e palavras amenas em tempos de notícias invariavelmente ruins. No horário anteriormente ocupado pela Voz do Brasil, a 98 FM desbravou um campo desconhecido para a audiência e foi a primeira a aproveitar flexibilização da veiculação do programa do governo federal. Rapidamente se tornou líder na audiência também nesta faixa.

“Este horário é chave pra gente. Conseguimos agregar muita audiência numa faixa em que a turma estava acostumada a desligar o rádio. Agora o pessoal comprou a ideia, tem as notícias do bem e também uma programação musical de qualidade”, concluiu Jeffix, titular do horário. Ainda na programação do Happy Hour 98 tem o boletim da Tribuna do Paraná, com algumas das principais notícias do dia e o destaque do jornal do dia seguinte.

Logo depois da Voz do Brasil entra no ar o 98 graus, com o comunicador Gil Álvares, numa mistura de estilos que foi a marca da reestruturação da programação que consolidou a rádio na liderança. Nas madrugadas a aposta foi na irreverência de Juliano Ribeiro, que comanda o Quebra Gelo e leva muito bate-papo e bom humor para as madrugadas da rádio.

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