Na manhã do próximo sábado (21), o Centro Histórico de Curitiba vai despertar com um som que nunca ouviu. A partir das 8h40 da manhã, o artista sonoro espanhol Llorenç Barber irá comandar um concerto de sinos dos campanários de quatro igrejas da região, tocando ao mesmo tempo.
A performance faz parte da Bienal de Curitiba 2020 que a abre oficialmente no mesmo dia.
O concerto batizado Projeto City Concert está marcado para começar pontualmente às 8h40 e segue até 9h20. As igrejas que fazem parte de do concerto são a Catedral Basílica De Curitiba, na Praça Tiradentes, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, Igreja do Rosário e Igreja Luterana Do Redentor, todas no São Francisco.
O artista estará na Catedral como um maestro comandado a execução da partitura que ele próprio escreveu. Outros 15 músicos voluntários vão ajudar a “tocar” a obra. Ainda que tenham conhecimento de teoria musical, eles jamais fizeram música com sinos, uma arte desenvolvida por o Llorenç e sua esposa a Montserrat Palacios, diretora artística do projeto.
Veja um vídeo dos artistas tocando sinos e falando de seu trabalho:
A proposta do casal de artistas é que as pessoas “não tentem ver, mas ouvir o concerto pela cidade”. Pela proximidade entre as igrejas, portanto, a melhor forma de acompanhar é dando um passeio durante os 40 minutos em que dura o concerto.
A comunicação entre os voluntários espalhados pelos campanários das igrejas e artista durante a performance de dará por meio de fogos de artifícios.
Na hora marcada, Llorenç lançará um primeiro rojão que indicará a hora dos músicos subirem nos campanários. Um segundo rojão sinaliza a preparação para início do concerto. O terceiro rojão é o sinal para começarem a música dos sinos.
A organização fez um Manual Para Ouvir: um pequeno guia de instruções que o artista faz para todos os seus concertos, indicando as melhores formas de aproveitar a apresentação.