Uma viagem virtual pela história e pelos caminhos da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá é a atração do Expresso Estação, novo espaço do Museu Ferroviário, no Shopping Estação, em Curitiba, que inaugurou ao público nesta quarta-feira (11).
A experiência acontece dentro de um vagão original que foi parte de uma das composições que faziam a viagem ferroviária no início do século. O novo espaço foi criado ambientado como um vagão de passageiros para receber grupos de no máximo 14 pessoas.
Durante 12 minutos, este grupo é levado à experiência que mistura sons e vídeo em uma viagem virtual que conta a história da estrada de ferro e depois passeia por alguns dos pontos mais icônicos da viagem.
Segundo a gerente de Marketing do shopping, Raphaela Zattar Lopes, uma das idealizadoras da atração, o Expresso Estação é mais que um simulador.
“Tudo foi pensado nos mínimos detalhes para uma experiência interativa e imersiva para crianças e adultos”, disse. “Usamos imagens, sons, palavras que fazem parte do vocabulário curitibano aliados a paisagens e fatos históricos para proporcionar uma experiência completa”, disse.
História e paisagens
Uma das preocupações do projeto é resgatar a história da antiga ferrovia paranaense. E história é o que não falta.
O Museu Ferroviário de Curitiba ocupa o espaço preservado da Antiga Estação Ferroviária de Curitiba cuja construção começou em 1880 com a simbólica pá inicial do então imperador Dom Pedro II.
Foi ali que chegou, cinco anos mais tarde, a primeira viagem de trem vinda de Paranaguá depois da construção da estrada de ferro de 110 quilômetros que precisou da força de nove mil trabalhadores para ficar pronta e é considerada um “milagre da engenharia”.
O local virou museu em 1982 e está sob o controle da administração do Shopping Estação desde a abertura em 1997.
>>> Para saber mais leia especial sobre os 130 anos da Ferrovia Curitiba-Paranaguá
A segunda parte da “viagem” é focada no roteiro Curitiba a Paranaguá, pela Serra do Mar com narrativas sobre as riquezas da região, paisagens naturais, animais, trajeto e pontos referenciais da Serra como a ponte São João, o Véu da Noiva e o Pico Marumbi.
A atração é gratuita, aberta ao público e funciona no mesmo horário de funcionamento do museu, de terça a domingo das 13h às 18h.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast