Os ônibus ligeirinho que vão de Curitiba ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, passam a ter mudanças a partir de segunda-feira (10). Os veículos passarão por dois terminais, mas deixam de passar em sete pontos. As mudanças foram anunciadas nesta semana, pela Coordenação de Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão que gerencia o transporte metropolitano.
A linha, que era identificada como 208-Aeroporto, passa a se chamar E32-Aeroporto T. Boqueirão. Segundo a Comec, a primeira parada dos ônibus será no terminal Central de São José dos Pinhais. Em seguida, os ônibus passam pelo terminal do Boqueirão, onde os passageiros podem tomar outros ônibus para qualquer região da capital.
Desta forma, os ônibus da linha deixam de passar nos seguintes pontos: as estações-tubo Salgado Filho (Uberaba), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Paiol (Prado Velho), Rodoferroviária, Círculo Militar, Prefeitura e Centro Cívico.
Por isso, quem está em Curitiba e precisa ir em direção ao aeroporto e embarcava em uma dessas paradas, precisa seguir até o terminal do Boqueirão para tomar o ônibus. Os usuários das estações-tubo Centro Cívico, Prefeitura e Circulo Militar podem chegar ao terminal a partir do ônibus Boqueirão-Centro Cívico. Quem embarca na Rodoferroviária, precisará seguir até o Paiol e de lá embarcar para o Boqueirão. Quem estiver na Salgado Filho, por sua vez, deve tomar um Inter 2 até o terminal do Hauer e de lá seguir para o Boqueirão.
Segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o órgão que gerencia o transporte metropolitano, a mudança atende reivindicação dos funcionários do terminal aeroportuário, já que a demanda de passageiros neste Ligeirinho costuma ser baixa. “Hoje, a demanda dessa linha é muito fraca, com um carregamento de 15% da capacidade da rede. Mais de 80% dos usuários são os trabalhadores do aeroporto, que utilizam em horários específicos do dia. Nos demais horários, a linha opera ‘batendo lata’, que é o jargão que usamos no setor para operação sem passageiros”, disse Omar Akel, diretor-presidente da Comec.
A expectativa da Comec é que a demanda da linha Aeroporto/Boqueirão seja maior do que a da linha a ser extinta.Isso deve ocorrer porque os passageiros poderão se conectar em um eixo de transporte com mais opções de linhas.
Linha PUC
Ainda de acordo com a Comec, com a mudança na linha Aeroporto, ônibus que não serão mais usados no itinerário serão realocado para atender a linha PUC-Rodoferroviária. Os ônibus, que levam hoje cerca de 30 minutos para passar, devem atender a estação da PUC de dez em dez minutos a partir de segunda-feira.
Deixe sua opinião