A linha Pinheirinho-Santa Cândida vai ficar menor a partir deste sábado (21). O ligeirinho que faz o trajeto deixará de ir até o terminal do Santa Cândida e passará a ter seu ponto final no terminal do Cabral. Com isso, os usuários que precisam seguir em frente precisarão fazer a troca de ônibus, optando pelo expresso Santa Cândida-Capão Raso ou pelo ligeirão Santa Cândida-Praça do Japão.
A partir dessa mudança, a linha passará a fazer o itinerário Pinheirinho-Cabral. Segundo a prefeitura, a mudança é reflexo de uma alteração no próprio comportamento dos passageiros. De acordo com a Urbs, desde que o ligeirão passou a funcionar, no último mês de março, quase metade dos usuários que usavam o ligeirinho entre o Santa Cândida e o Cabral começaram a usar o biarticulado.
Veja também: Obras complicam trânsito na região do Viaduto do Capanema; saiba como desviar
Outra razão é o fato de que o Pinheirinho-Santa Cândida possui um trajeto muito similar ao do expresso Santa Cândida-Capão Raso, passando pelos mesmos terminais e estações paralelas. “É uma ação planejada sem prejuízo aos usuários da rede integrada. A Urbs já estava prevendo essa migração de passageiros pois são linhas paralelas”, disse o coordenador de Operações de Transporte da Urbs, Ismael França.
Além disso, a prefeitura destaca que a desativação da estação-tubo usado pelo ligeirinho no terminal do Santa Cândida vai contribuir também para o avanço das obras de ampliação do local. Sem a parada, será possível fazer as alterações da geometria da pista do terminal previstas no projeto elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo