A linha articulada Fagundes Varela-Fanny, a primeira a integrar os trechos Sul e Norte da Linha Verde, em Curitiba, começa a funcionar na próxima segunda-feira (15), a partir das 10h. O novo itinerário entra em operação com duas semanas de atraso: era promessa do prefeito Rafael Greca (DEM) para o aniversário de Curitiba, celebrado no dia 29 de março, mas acabou ficando no papel porque mudanças operacionais nas estações-tubo por onde a linha vai passar não foram concluídas a tempo.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
"Este tubo, no aniversário de 326 anos de Curitiba, vai ficar pronto e a Linha Verde no seu canteiro central terá ônibus", chegou a declarar o prefeito dentro de da estação-tubo Fagundes Varela, o ponto principal da linha, no Bairro Alto, no dia 6 de fevereiro.
Dois meses depois, a linha começa a funcionar com horários de segunda-feira a sábado. Em dias úteis, ônibus operam das 6h à meia-noite. A última viagem sai da estação Fanny, às 23h40. No sábado, o horário será das 6h às 14h.
Entre os pontos inicial e final, a linha terá parada na estação Marechal Floriano, onde os passageiros poderão fazer integração com o expresso Pinheirinho-Carlos Gomes, Circular Sul e ligeirinho Fazenda Rio Grande. O projeto também prevê parada na estação-tubo Vila Olímpica, mas ela está fora do trajeto neste primeiro momento.
Wi-fi no transporte: terminal de Curitiba e estações-tubo irão testar conexão
Na estação-tubo Fagundes Varela, perto do Hospital Vita, haverá integração física com os ônibus urbanos Hugo Lange e Colina Verde, duas linhas convencionais que fazem o sentido Bairro Alto-Centro e também com o metropolitano Maracanã-Linha Verde, que leva a Colombo. Já na estação Fanny, é possível integrar com as linhas Pinheirinho-Carlos Gomes, Portão-Santa Bernadethe, Fanny, Alferes Poli e Maracanã-Linha Verde.
Mudanças no trânsito
Alterações na região da estação-tubo Fagundes Varela, ponto de partida da linha, já estão valendo. Na manhã desta quinta, foram ligados os semáforos instalados no cruzamento da Linha Verde com as ruas Frederico Galvão e José Fernandes Maldonado. Além disso, equipes da prefeitura já pintaram as faixas de pedestre próximas aos novos cruzamentos semaforizados e implantaram as novas placas de trânsito do entorno.
Ainda há alterações no trânsito do entorno. Para evitar transtornos no trânsito com a operação da nova linha, a rua Bento Ribeiro passa a ter a partir da tarde desta quinta (11) sentido único da Linha Verde para o bairro até chegar na Francisco Zuneda Ferreira da Costa. E a rua José Fernandes Maldonado, paralela à Bento Ribeiro, seguirá apenas sentido Linha Verde.
Conforme a Superintendência Municipal de Transito (Setran), as mudanças vão permitir a conexão com as ruas Mercedes Seiler Rocha e Fagundes Varela, que ficam do outro lado da rodovia e já são sentido único.
O trabalho está programado para começar às 15h pelas equipes Setran. Agentes da pasta estarão orientando motoristas sobre o novo fluxo.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana