A Linha Verde terá mais um desvio nesta segunda-feira (19) para continuidade das obras de conclusão da via que liga as regiões Norte e Sul de Curitiba. Desta vez a obra será nas ruas Fúlvio José Alice e Amazonas de Souza Azevedo, no Bairro Alto, onde será erguida uma trincheira, assim como foi feito no trecho paralelo, na Rua Gustavo Rattman.
O desvio do trânsito será apenas entre as pistas, sem que o motorista precise sair da rodovia. O desvio será a partir das 10h com sinalização instalada no local algumas quadras antes do bloqueio. A previsão é de que a obra dure 90 dias. Como pode haver congestionamento, agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) vão orientar os motoristas para que reduzam a velocidade e redobrem a atenção no local.
- Leia mais - Prefeitura garante conclusão da Linha Verde até 2020
O local das obras é o mesmo em que moradores cobravam providências da prefeitura desde o ano passado. Reportagem da Gazeta do Povo de julho mostra que enquanto todas as ruas ao redor receberam melhorias, a Rua Deputado Antônio Lopes Junior seguia completamente esburacada, uma das que estão na região de onde será erguida a nova trincheira, seguia completamente esburacada.
Ainda em julho, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) disse que cerca de 250 metros da Rua Deputado Antônio Lopes Júnior já teve o pavimento revitalizado, mas que os 150 metros restantes, justamente entre as ruas Amazonas de Souza Azevedo e Gustavo Rattman, estariam entre as prioridades para receber asfalto novo. Segundo a pasta, a pavimentação seria inserida já no orçamento para o próximo ano.
- Veja também - Prefeitura de Curitiba busca ajuda de empresas para alimentar cachorros
Conclusão
No dia 30 de outubro, o prefeito Rafael Greca (PMN) homologou a licitação das obras de conclusão da Linha Verde, que se estendem por 12 anos. As obras começaram em 2006, ainda na gestão Beto Richa (PSDB) na prefeitura, e passaram pelas administrações de Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT).
As obras do lote 4.1 da Linha Verde Norte terá 2,8 km, ligando a estação Solar ao Atuba, deverão ficar prontas até o fim de 2020, ao custo será de R$ 69,4 milhões. Pelo projeto original, a Linha Verde deveria ter sido concluída em 2018.