O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levará os candidatos de volta às salas neste domingo (11), para o segundo e último dia de provas. Os portões serão fechados às 13 horas para a avaliação que englobará conhecimentos de ciências da natureza e matemática. Em Curitiba, são 50 locais de prova. Assim como ocorreu na primeira parte do exame, a cidade terá um esquema reforçado no transporte público, desde cedo, para facilitar a vida dos estudantes.
A Urbs divulgou um documento que indica quais linhas de ônibus atendem a cada um dos locais de prova, incluindo suas principais paradas e ainda o horários das linhas especiais.
Os horários e itinerários podem ser conferidos na página especial da Gazeta do Povo sobre o transporte coletivo de Curitiba. Também é possível conferir mais detalhes sobre esses reforços no site da Urbs.
Antecipe a saída de casa
Ainda assim, a recomendação da própria prefeitura é que os candidatos saiam de casa com bastante antecedência para não correr o risco de perder o horário. Outra dica é traçar o caminho e percorrer o trajeto antes de domingo para conhecer o caminho e saber o tempo de viagem.
A mesma orientação sobre a antecedência vale para quem vai de carro até o local de prova, já que normalmente a trânsito fica lento perto de escolas e universidades em que haverá provas do Enem. Os portões abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h. As provas terão início às 13h30 e terminam às 18h30.
Confira as linhas especiais para o Enem*
Faculdades Santa Cruz (Campus Sede): Especial Santa Cruz Campus Sede saindo do Terminal Capão Raso, a partir de 10 h.
Universidade Positivo Campo Comprido: Especial Un. Positivo, com saídas do Terminal Campo Comprido, a partir de 10 h.
Universidade Tuiuti Campus Barigui: Especial Campina do Siqueira/Ter. Santa Felicidade e especial Campina do Siqueira/Tuiuti Barigui no Terminal Campina do Siqueira, a partir de 10 h.
* linhas que normalmente não operam no domingo, mas que estarão circulando com horário especial neste segundo dia de provas do Enem
Enem
O Enem teve 5,5 milhões de inscritos neste ano, mas cerca de 25% destes (1,3 milhão de candidatos) faltaram no primeiro dia de provas - menor índice desde 2009. A estimativa é que o exame sirva como porta de entrada para 6 em cada 10 universidades do país.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião