A chegada tardia do frio - que deu as caras só em julho em Curitiba - atrapalhou os planos do comércio. Com os estoques cheios e após uma onda de frio intensa, a solução foi antecipar as liquidações de inverno. Várias lojas do Centro da capital e dos shoppings fazem promoções à espera dos clientes que querem garantir peças novas.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
Essas liquidações normalmente ocorrem no fim de julho e no início de agosto. Mas nesse ano o comércio resolveu antecipar as ofertas. Um shopping no Alto da XV sempre faz as ofertas em setembro e elas chegam até a 70% de desconto, mas elas foram antecipadas já para o início deste mês e algumas lojas seguem com promoções.
“Nós tivemos resultados da economia abaixo dos últimos anos em junho e também tínhamos a previsão de frio forte na primeira semana do mês. A gente decidiu aliar as duas coisas e ter uma liquidação em pleno frio”, explica Ivo Petris, CEO do estabelecimento.
Além desse, outros shoppings de Curitiba e região estão realizando liquidações de inverno. A reportagem apurou que existem ofertas nos estabelecimentos nos bairros Centro Cívico, Jardim das Américas -- nesses dois há informação de que os descontos chegam até a 70% --, Batel e em São José dos Pinhais, na RMC.
Comércio de rua
O comércio de rua também faz parte da onda de liquidações. Ao passar pelo calçadão da Rua XV, no Centro de Curitiba, não é difícil encontrar lojas com cartazes de saldão e ofertas.
Uma rede de lojas, que possui três estabelecimentos na XV, está realizando uma queima de inverno com todos os itens da loja com até 40% de desconto. A gerente de uma delas, Magali Nunes, não esconde o atraso no frio atrapalhou os planos da loja. “No começo do inverno a gente esperava bem mais movimento. Agora, com a liquidação e também com o frio que veio, nós estamos conseguindo vender”, afirma.
Assim como no shopping, a liquidação está com bons resultados. “A gente teve que fazer essa liquidação para acabar com o estoque, e está muito bom, vai sair tudo”, ressalta, com esperança, Magali. A loja manterá os preços reduzidos até que todo o estoque saia.
Quem se beneficia é o consumidor. A professora Selma Rocha aproveitou um dia de suas férias para ir à Rua XV e perdeu a conta de quantas lojas entrou para aproveitar as liquidações. “A gente percebe que o pessoal está liquidando e as lojas estão oferecendo boas oportunidades. A gente aproveita para comprar para a família toda”, enfatiza.
E nem mesmo a previsão de que o frio não terá mais tanta força neste inverno desanima quem visita as lojas. “A gente espera que o frio apareça um pouquinho para que a gente possa usar o que comprou”, comenta a professora.