Navegantes e moradores das áreas costeira e oceânica do Paraná devem estar atentos entre sexta-feira (11) e domingo (13). O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) prevê ressaca e mar agitado para os próximos dias. O órgão emitiu alerta, orientando que embarcações de pequeno porte evitem navegar nas áreas durante o período.
Segundo a Marinha, ondas de até cinco metros devem atingir a faixa costeira brasileira que se estende de Laguna, litoral sul de Santa Catarina, até Regência, no norte do Espirito Santo. Também serão registrados ventos de até 50 km/h. A Defesa Civil foi notificada, nesta quinta-feira (10), sobre a possibilidade de problemas na região litorânea e na faixa de mar do estado.
Segundo o Instituto Simepar, a condição é favorecida pelo choque causado entre o sistema de alta pressão, que está sobre o continente, e o de baixa, estacionado sobre o oceano. “Nós temos uma condição que está favorecendo o aumento da intensidade dos ventos na costa”, comentou o meteorologista Fernando Mendes.
Segundo Mendes, a ressaca é formada por uma série de fatores, que precisam se combinar para que as camadas oceânicas avancem sobre o continente. “Depende da configuração, do comportamento dos ventos, da persistência. Tem que fechar uma condição de escoamento do vento, por pelo menos um período, com intensidade, constante e paralelo à costa”, explicou.
A Capitania dos Portos do Paraná orienta os navegadores que comuniquem as rotas que irão usar antes de sair, que cumpram as regras de navegação e usem os equipamentos de segurança obrigatórios. As áreas afetadas serão dos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião