Quem está se programando para curtir o verão no Litoral do Paraná poderá contar com ferramentas tecnológicas gratuitas já a partir das próximas semanas. Durante os 80 dias da Operação Verão — que ocorre do fim de dezembro ao início de março — as praias do estado terão 118 pontos de wi-fi gratuito da Copel, e os visitantes poderão contar com um aplicativo que localizar postos de guarda-vidas e envia alertas de temporais. As novidades foram anunciados nesta segunda-feira (10) pelo governo estadual.
De acordo com a Copel, os pontos de internet poderão ser acessados em todos os municípios do Litoral, incluindo Paranaguá e Morretes. Os usuários deverão logar usando o Facebook, e terão 3MB de internet gratuita disponível. A companhia também irá instalar dois pontos de atendimento chamados de Estação Copel, que além de totens de autoatendimento para clientes, também terão atividades para os visitantes — incluindo o empréstimos de cerca de 20 bicicletas elétricas e patinetes elétricos, que poderão ser usados durante 15 minutos.
Leia também: Ilha “mal-assombrada” no Litoral do PR esconde cemitério indígena e intriga cientistas
Já o aplicativo para localizar os postos de bombeiros na praia se chama Bombeiros Paraná. Apesar de ter sido lançado em 2016, recebeu atualizações importantes nas últimas semanas, e agora avisa não apenas sobre a balneabilidade, mas também sobre a chegada de raios, chuvas, vendavais e cabeças d’água, dependendo da localização do usuário. O app está disponível para sistema Android e iOS.
Outras ferramentas de tecnologia que irão auxiliar a Operação Verão são os drones, adquiridos recentemente pela Polícia Militar do Paraná. Os aparelhos devem ser operados também pelo Corpo de Bombeiros, e irão ajudar o monitoramento de praias, buscas no mar e prevenção de afogamentos.
Veja também: Depois da primavera fria, verão vai garantir a praia? Saiba como será a nova estação
A operação
Com últimos detalhes definidos nesta segunda-feira (10), a Operação Verão desta temporada começa no dia 21 de dezembro, e vai até o dia 10 de março. De acordo com o governo do estado, a operação será uma das mais longas dos últimos anos, com 24 dias a mais do que na edição anterior. O motivo é a data do carnaval, que em 2019 acontece mais tarde.
A ação irá mobilizar 2200 profissionais do estado. Entre eles, encontram-se policiais, bombeiros, profissionais das áreas de saúde, saneamento, limpeza de praias, Detran, Secretaria de Meio Ambiente e Copel, que saem de cidades de todo o estado para atender a demanda do verão.
De todos os profissionais, o maior efetivo, cerca de 1400 pessoas, deve atuar na parte de segurança pública. Além disso, a segurança dos banhistas também será garantida, segundo promete o Corpo de Bombeiros. “Serão 89 postos de guarda-vidas no continente, e dois postos novos na Ilha do Mel”, explica o major Gerson Gross, comandante da Operação Verão.
O reforço na parte de saúde chegará por meio de reforço na frota do Samu, que recebe três unidades de UTIs móveis em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. As equipes de resgate também contarão com o helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). Além disso 7 mil profissionais da área estarão de plantão no período.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião