Para os vizinhos da Arena da Baixada, no bairro Água Verde, em Curitiba, não há muito o que comemorar com a vitória do Athletico sobre o Internacional na primeira partida da final da Copa do Brasil. A grande quantidade de lixo deixada por torcedores nas ruas próxima ao estádio na manhã desta quinta-feira (12) chamou a atenção tanto de moradores quanto de quem passava pela região logo cedo.
Copos plásticos, latas e garrafas eram os resquícios mais comuns espalhados pelas calçadas e ruas do bairro, mas também era possível encontrar restos de carvão e até mesmo pedaços de churrasco. As ruas Brasílio Itiberê e Dr. Pedro Augusto Mena Barreto Monclaro eram as que mais sofreram com a sujeira, embora fosse possível encontrar ainda muito lixo também na Rua Buenos Aires e na Praça Afonso Botelho.
Para uma moradora que não quis se identificar e que mora em frente à Arena, além da grande quantidade de lixo principalmente próximo aos bares da região, outro grande problema é o cheiro que fica no dia seguinte às grandes partidas. “É uma imundice, um cheiro muito forte de cerveja e até mesmo xixi”, reclama. Segundo ela, apesar dos banheiros químicos espalhados pelas proximidades, é comum que torcedores urinem nos muros da região. “Às vezes eles fazem em copos e deixam nos muros e nas plantas. Da última vez, até cocô já fizeram ali”.
Em nota, a prefeitura explica que a responsabilidade pela manutenção da limpeza é do organizador do evento e que as equipes de fiscalização do Departamento de Limpeza Pública constataram a presença de equipes contratadas pelo clube no local. "Mas, na manhã desta quinta-feira (12/9), ainda havia torcedores comemorando na praça. Houve reforço nas equipes de varredores do Departamento para acelerar a retirada dos cerca de 200 sacos de resíduos", diz o texto. A recomendação é que os moradores da região façam reclamações e denúncias pela Central 156.
Deixe sua opinião