O acúmulo de lixo na orla de Matinhos tem preocupado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade do litoral do estado. Em todos os balneários, somente a vegetação trazida pelo mar é que deveria ser encontrada na areia, mas a realidade é bem diferente. Nas praias, funcionários têm encontrado colchões, cadeiras, materiais de jardinagem, roupas velhas e até mesmo entulho de construções jogados à beira-mar.
Veja fotos do lixo retirado das praias de Matinhos
É tanta sujeira que a prefeitura decidiu pedir ajuda da população para encontrar os responsáveis e evitar que a situação continue. “Esse lixo vem pela ação de pessoas que desrespeitam as leis e o meio ambiente. Precisamos que os moradores denunciem isso”, solicitou Douglas da Silva, diretor de comunicação da prefeitura.
Para realizar a denúncia, todos que visualizarem alguém jogando entulhos ou móveis na orla devem informar as autoridades pelo telefone (41) 3971-6146. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, e todas as informações obtidas pelo denunciante como placa do veículo utilizado e fotos da ação auxiliam no atendimento.
De acordo com a pasta, quem descarta lixo na praia comete um crime ambiental e será multado pelo município. Além disso, a equipe da secretaria conduzirá o criminoso à Delegacia de Polícia Civil para responder pelo ato.
Serviço de coleta
A mesma equipe que retira o lixo dos balneários de Matinhos com retroescavadeiras e colaboradores a pé também coleta entulho de residências e estabelecimentos comerciais do município gratuitamente. Para utilizar o serviço, basta entrar em contato pelo mesmo telefone e agendar a data e horário da coleta.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas