A BR-277 terá uma área de escape no km 36 da estrada, que é conhecida por ser a parte mais íngreme da Serra do Mar, no sentido Curitiba-Litoral. O objetivo principal da estrutura é segurar os veículos que perdem o controle dos freios durante o trajeto. Esse é o local em que, em julho de 2016, um caminhão-tanque, carregado de combustível, perdeu o controle, tombou e explodiu. Sete pessoas morreram.
Além disso, só neste ano, já aconteceram dois tombamentos que complicaram a situação na estrada – um em janeiro e outro na última quarta-feira (21). O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) já liberou a construção. A Autorização Ambiental foi aprovada com unanimidade no Conselho de Desenvolvimento do Litoral (Colit).
Leia também: Guarda Municipal de Curitiba começa a aplicar multas de trânsito
A caixa de desaceleração terá 140 metros de extensão e será formada por argila expandida. Ela deverá ser feita de acordo com o modelo da estrutura de escape feita no km 672 da BR-376. Naquela parte da estrada, os motoristas utilizam a área, em média, três vezes por mês. Ou seja, pelo menos três acidentes graves são evitados a cada 30 dias.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda será preciso fazer campanhas de conscientização dos condutores. “Esse pedido foi feito por nós há quatro anos. Além da construção do dispositivo, buscamos minimizar esses acidentes graves com campanhas para incentivar que o usuário utilize-o. Não basta existir, mas ele tem que ser utilizado pelos condutores“, afirmou o inspetor Lucio Marinho, da PRF, um dos responsáveis pelo pedido da área.
Para o inspetor Marinho, é preciso conscientizar os condutores a respeito de como se deve dirigir na Serra do Mar, principalmente nessa região mais íngreme e propícia a acidentes. Segundo ele, por desconhecerem ou por usarem indevidamente o caminhão, os motoristas acabam perdendo o freio constantemente naquele local da estrada. “Eles não descem engrenados e ficam somente acionando o freio pelo pedal, o que causa um superaquecimento. Em determinado momento, ele deixa de efetuar a frenagem do veículo, que é o momento que eles perdem totalmente o controle”, explica o inspetor da PRF, reforçando a importância dessa área de escape.
Apesar da aprovação da área de dispositivo, a concessionária Ecovia ainda precisa cumprir as condicionantes estabelecidas junto ao documento e solicitar a autorização de desmate da vegetação em que se encontram algumas espécies da fauna local. A previsão da Ecovia é de que as obras sejam iniciadas até o final de março.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião