Todos os locais com radares vão ser sinalizados com placas e pintura no asfalto| Foto: Daniel Castellano / SMCS
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Depois de 22 anos operando com equipamentos da Consilux, o sistema de radares de Curitiba começa a ser substituído por uma tecnologia de ondas sonoras de alta frequência (ondas doppler), que dispensa uso de fiação e corte no asfalto. A substituição será feita gradualmente, nos próximos seis meses, pelas empresas vencedoras do Pregão Eletrônico nº 472/19 - o Consórcio Monitora Curitiba (Velsis/Dataprom) e o Consórcio das Araucárias (Perkons/Fiscal Tech).

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Nesta semana, a prefeitura de Curitiba anunciou a instalação de radares em novos pontos da cidade, atendendo pedidos da população em função do alto índice de acidentes e atropelamentos.

Veja onde ficam esses radares que estão sendo sinalizados e a partir da semana que vem começam efetivamente a fiscalizar as infrações de trânsito como excesso de velocidade, parada sobre faixa de pedestre, avanço de sinal vermelho, conversão e retorno proibido, entre outras.

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1. Avenida Comendador Franco (70 km/h) e Avenida Maurício Fruet (50 km/h)

Foram substituídos os equipamentos instalados próximo ao hipermercado Big e à loja do Habib's, na Avenida Maurício Fruet e na Avenida Comendador Franco, no bairro Jardim Botânico. Por ser considerada uma corredor intermunicipal, a Comendador Franco segue com limite de velocidade de 70 km/h, diferente da maior parte das vias da cidade que estão passando por uma readequação e que, nos próximos meses, terão velocidade máxima de 50 km/h. Já a Avenida Maurício Fruet é uma via caracterizada como coletora que faz a ligação entre bairros e com travessias de pedestres em muitos pontos, como no Terminal Vila Oficinas, na Rua da Cidadania do Cajuru e no Jardim Botânico.

2. Rua Nilo Peçanha (50 km/h)

A fiscalização eletrônica será instalada nas proximidades do supermercado Condor, em um trecho sinuoso e com declive da Rua Nilo Peçanha, no bairro São Francisco. A Rua Nilo Peçanha, somente no trecho entre as ruas Carlos Pioli e Lysímaco Ferreira da Costa (com duas curvas em sequência), registrou dez colisões ao longo de 2020.

3. Rua Almirante Tamandaré (50 km/h)

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A via corta o bairro Juvevê e faz importante ligação de parte da região norte com a região central da cidade. Análise técnica da Setran, em função de pedidos da população, constatou elevada potencialidade de acidentes nas proximidades com o cruzamento da Rua Augusto Stresser, onde agora um novo radar começa a funcionar.

4. Ruas Padre Paulo Warcocz (40 km/h) e Professor Pedro Viriato Parigot de Souza (60 km/h)

No bairro CIC, os radares vão contribuir para a segurança no entorno dos campi das universidades Positivo e UTFPR e atendem a uma reivindicação da população para o trecho que conta ainda com um conjunto habitacional vertical com mais de mil residências. Com a Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, a Professor Pedro Viriato Parigot de Souza integra o eixo viário oeste da cidade, fazendo o escoamento de tráfego bairro/centro nos dois sentidos. No cruzamento com a Rua Padre Paulo Warcocz, após trecho em curvas, há grande demanda de travessia de pedestres, com escola nas proximidades.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
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