Um macaco bugio adulto foi encontrado morto nesta segunda-feira (15) em uma área de floresta próxima às margens de BR-116 em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Embora não haja evidências suficientes para relacionar a morte do animal a um possível caso de febre amarela, a prefeitura do município informou que o caso deve servir como alerta para reforçar o incentivo à imunização contra a doença na cidade.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
O animal foi encontrado perto da rodovia que liga Curitiba a São Paulo, mas em uma área ainda afastada da zona urbana. Segundo a prefeitura, o corpo do macaco não foi submetido a exames porque já estava em avançado estágio de decomposição.
A princípio, o bugio levava um modo de vida solitário. Não foram encontrados outros animais da espécie por perto e não há indícios, por enquanto, de que haja mais animais mortos na área onde o corpo foi encontrado.
Leia também: Saúde confirma mais um morador de Curitiba com febre amarela
Até agora, nenhum caso de febre amarela foi detectado no município. Na cidade vizinha, Campina Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já confirmou um paciente positivo para o vírus da febre amarela, mas é provável que a pessoa tenha contraído o vírus em Guaraqueçaba, no Litoral.
Mesmo assim, a prefeitura de Quatro Barras lembra que a vacinação contra a febre amarela está disponível nas nove unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Casos no Paraná
Até o momento, já são 15 casos confirmados e 77 ocorrências de febre amarela em investigação em todo o Paraná. Outras 236 suspeitas já foram descartadas, segundo boletim da Sesa.
Na semana passada, São José dos Pinhais, também na Grande Curitiba, entrou em estado de alerta após detectar a morte de 21 macacos no município. O macaco não transmite a infecção, mas a morte destes animais indica a circulação do mosquito vetor da doença.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana