Nesse período de volta às aulas, os pais devem ficar atentos na hora de comprar o material escolar dos filhos para evitar acidentes causados por produtos irregulares. Somente entre 4 e 8 de fevereiro, foram apreendidos 3.266 itens que estavam fora do padrão em todo o Paraná.
Entre os campeões de apreensões estão as canetas esferográficas roller e os apontadores, com 950 e 566 unidades apreendidas, respectivamente. Esse foi o resultado de uma ação do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), que visitou 70 estabelecimentos do estado.
Segundo o Ipem-PR, é importante que os pais verifiquem a presença do selo do Inmetro nos produtos antes de comprá-los. Isso vale para diversos tipos de material escolar, como canetas, apontadores, borrachas, colas, compassos, corretivos, esquadros, réguas, giz de cera, lápis, lapiseiras, tinta guache, lancheiras, entre outros.
Leia também: Precisa de alguém para passear com seu cachorro? App passa a oferecer serviço em Curitiba
O selo do Inmetro deve ser afixado na embalagem ou diretamente no produto. Quando vendido a granel, a embalagem original com o selo deve estar próxima e visível. Até mesmo os itens importantes devem estar aprovados pelo Inmetro.
O Ipem-PR ainda alerta para que os pais não comprem artigos escolares em comércios informais, pois não há garantia de procedência e de condições mínimas de segurança.
Em caso de dúvidas ou para fazer denúncias, os consumidores podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR pelo telefone 0800 645 0102, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou pelo site do órgão.
Deixe sua opinião