Começaram nesta segunda-feira (21) as matrículas para o ano letivo de 2020 nas escolas estaduais de todo o Paraná. Este ano, os pais e responsáveis dos alunos de continuidade e novos estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 4° ano do Ensino Médio poderão fazer o procedimento pela internet. O período de matrículas vai de 21 de outubro a 1º de novembro.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
A nova ferramenta online pretende agilizar o processo sem precisar encarar filas. Caso o estudante queira continuar na mesma escola, basta confirmar a vaga. Já no caso de troca de instituição, o próprio sistema pode indicar até três escolas como opções -- o resultado da solicitação da troca de escola é divulgado no início de dezembro.
Para os alunos que vão ficar na mesma escola, o responsável deve acessar a área do aluno do governo do estado e confirmar a vaga na escola em que o estudante já está matriculado.
Já para quem vai mudar ou ingressar no 6°ano do Ensino Fundamental ou no 1° ano do Ensino Médio, o pai ou responsável deve acessar o sistema e confirmar a matrícula sugerida pela Secretaria de Educação, de acordo com a escola mais próxima do endereço do aluno. Os responsáveis podem tentar uma vaga em outra escola diferente das sugeridas. Nesse caso, há a possibilidade de indicar até três instituições para tentar vaga.
Como funciona
Para ter acesso à área do aluno, o responsável pelo estudante ou o próprio estudante maior de 18 anos deve acessar a plataforma depois de cadastrar o CPF e número de celular. O cadastro é validado depois do envio de um código de validação via SMS. Com o acesso válido, o responsável deve entrar na Área do Aluno e clicar em “Matrícula Online”, no menu lateral da página, e assim realizar o procedimento.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião