Duzentos policiais, entre civis e militares, participam de uma megaoperação conjunta contra o tráfico de drogas no litoral do Paraná nesta quarta-feira (6). Cerca de 100 mandados judiciais estão sendo cumpridos: 45 ordens de prisão e 44 de busca e apreensão conta dez quadrilhas, dentro da operação batizada de Tellure - o nome é derivado da palavra tellur , que em latim significa terra, numa referência à cidade de Paranaguá.
Equipes de elite da polícia participam da ação, como o Tático Integrado Grupos de Repressão Especial (Tigre) e o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), além da Divisão de Narcóticos (Denar) , da Polícia Civil, e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), da Polícia Militar (PM). Todos sob a coordenação d a1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá , que comandou as investigações de oito meses, com o apoio do 9.º Batalhão da PM.
- Leia também - Policial suspeito de sequestrar empresário de Curitiba foge do quartel da PM
Onze mandados de prisão são contra criminosos já presos e que comandavam o tráfico de dentro das prisões, usando para isso os próprios familiares. A investigação aponta para a participação de integrantes de uma facção que age dentro e fora dos presídios que exerce o comando do tráfico de drogas nos municípios do litoral paranaense. Há também outros 15 mandados de prisão de mulheres - a investigação iniciou justamente quando uma delas assumiu o ponto de vendas de drogas quando o companheiro foi preso.
- Veja também - Prefeitura de Curitiba decide não realizar a campanha do agasalho neste ano
A polícia suspeita que a comercialização de entorpecentes não é a única atividade das quadrilhas investigadas. Há indícios de que as quadrilhas também participação em outros crimes, como contrabando de cigarros, de armas e assassinatos.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião