Muitas histórias envolveram os jacarés do Parque Barigui. Em 2007, ao menos três animais foram avistados no local e um deles foi recolhido ao Zoológico de Curitiba depois de atacar um cachorro da raça poodle, assustando visitantes com a cena de terror. Já em 2012, outro jacaré foi capturado por equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente após a divulgação de um vídeo que mostrava visitantes muito próximos do animal. O “astro” de quatro patas foi solto no Mato Grosso do Sul, mas um colega pode ter permanecido no parque.
- Leia também - Biólogos levantam a fauna do Parque Barigui. Veja fotos!
De acordo com a bióloga Patricia Weckerlin, do Museu de História Natural, responsável pelo monitoramento da fauna nos parques de Curitiba, as últimas informações recebidas pela prefeitura a respeito de jacarés no Barigui foram registradas entre 2013 e 2015, quando um deles foi localizado por visitantes. “Um ornitólogo [estudioso de aves] que estava no parque chegou a fotografar o jacaré, mas a equipe do Museu de História Natural monitorou o parque depois disso e não conseguiu encontrá-lo”, afirma.
Em junho de 2013, esse jacaré apareceu para um grupo de turistas no Parque Barigui
Raphael Sobania é o ornitólogo responsável pelas imagens. Segundo ele, no dia em que o jacaré apareceu - 29 de junho de 2013 – vários turistas norte-americanos participavam de um passeio para observação de pássaros no parque. “Eu estava guiando esse grupo, quando vi o filhote de jacaré naquele lago menor, próximo da academia. Ele apareceu dentro do lago e depois saiu da água”, contou.
Para os turistas, a aparição do animal não passou de algo típico de passeios de observação em meio à natureza. No entanto, o guia sabia que jacarés não eram vistos com facilidade no Barigui e decidiu registrar o momento. “Fiquei acompanhando o animal por alguns minutos e até filmei quando ele tentou pegar um frango d´agua”.
O registro valeu a pena, já que que o animal permaneceu longe dos olhares humanos por mais de um ano e só reapareceu em novembro de 2014. Dessa vez, ele chegou a mobilizar equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Zoológico de Curitiba, que o procuraram por alguns dias e chegaram a cogitar a possibilidade de uma nova captura.
O assunto caiu no esquecimento e o jacaré voltou a chamar a atenção em novembro de 2015, quando o ornitólogo conseguiu fotografá-lo mais uma vez. “Eu estava sozinho observando pássaros e percebi o animal se movimentar no mesmo local onde estava na primeira vez, naquele lago menor perto da academia”, comentou. Segundo o observador, se tratava do mesmo jacaré avistado em 2013. “Só que ele estava bem maior”.
Onde estão os jacarés?
De acordo com a bióloga Patricia, essas fotos foram os últimos registros dos jacarés no Parque Barigui. Depois disso, a prefeitura não possui mais nenhuma informação a respeito. Por isso, não é possível confirmar que o animal ainda esteja ali. “Ele pode ter se deslocado para outro local ou até mesmo ter morrido, mas não podemos afirmar nada. Inclusive, ele pode aparecer novamente”, aponta Patricia.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião